Rival do Talibã, Estado Islâmico pode se aproveitar do caos em Cabul
A tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão no último dia 15 fortaleceu a sua aliada Al Qaeda, mas a conquista também pode criar oportunidades para um dos seus inimigos, o igualmente terrorista Estado Islâmico (EI), diz a Crusoé...
A tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão no último dia 15 fortaleceu a sua aliada Al Qaeda, mas a conquista também pode criar oportunidades para um dos seus inimigos, o igualmente terrorista Estado Islâmico (EI), diz a Crusoé. Aproveitando-se da desordem no país, os terroristas do EI podem desferir ataques contra soldados americanos que ajudam na evacuação de pessoas pelo aeroporto de Cabul.
“O EI tem uma filial no Afeganistão chamada Estado Islâmico da Província de Khorasan. Criada em janeiro de 2015, a facção conta com 2 mil integrantes e já realizou diversos ataques em Cabul.”
“‘Acho que a tomada de poder do Afeganistão pelo Taleban aumenta as chances de um ataque terrorista do Estado Islâmico da Província de Khorasan, especialmente no curto prazo. Cabul está mergulhada no caos e na anarquia, condições nas quais o EI poderá prosperar […]’, diz o cientista político Colin Clarke, especialista em terrorismo e autor do livro Depois do Califado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)