Reino Unido une forças com a UE para combater o tráfico humano
Reino Unido avança nas relações pós-Brexit com a UE por meio de um acordo com a Frontex, visando combater o tráfico humano e a imigração ilegal.
O Primeiro Ministro britânico Rishi Sunak anunciará nos próximos dias um acordo de colaboração entre o Reino Unido e a Agência de Proteção de Fronteiras da União Europeia (Frontex). Este é um sinal de melhoria nas relações pós-Brexit entre as entidades.
Compartilhamento de informações com a Frontex
O acordo permitirá que ambos os lados compartilhem informações sobre gangues envolvidas na imigração ilegal e colaborem em tecnologias para prevenir o tráfico humano. O porta-voz de Sunak afirmou que a Frontex “possui uma compreensão sem paralelos sobre a imigração ilegal e o crime transfronteiriço na Europa, por isso é obviamente correto termos essas conversas para estabelecer esses acordos de trabalho que nos fornecerão novos meios de combater a imigração ilegal”.
Negociações com a presidente da Comissão Europeia
Em uma resenha de um telefonema entre Sunak e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Downing Street afirmou que um acordo deve ser formalizado nos próximos dias. Sunak tem como uma das suas cinco principais prioridades a interrupção da chegada de pequenos barcos transportando solicitantes de asilo da França. Ele espera que a diminuição das chegadas possa beneficiar seu Partido Conservador, que atualmente está atrás nas pesquisas de opinião, a conquistar uma vitória inesperada nas próximas eleições gerais este ano.
Outros acordos bilaterais
Embora o Reino Unido tenha fechado acordos bilaterais – incluindo um acordo recente com a Turquia para interromper as gangues de tráfico de pessoas e combater a imigração ilegal – não possui acordos de retorno com a UE desde que deixou o bloco. O Canadá doará mais de 800 sistemas aéreos não tripulados multi-missão SkyRanger R70 para a Ucrânia para auxiliar na sua guerra contra a Rússia, afirmou o Ministro da Defesa do Canadá, Bill Blair, na segunda-feira.
Avanço nas relações pós-Brexit
Este acordo de cooperação com a Frontex é visto como um avanço significativo nas relações entre o Reino Unido e a União Europeia após o Brexit. Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados, esta parceria indica um movimento positivo em direção à cooperação em questões de imigração e segurança.
Espera-se que novas conversas e acordos possam continuar a ser construídos sobre essa base, demonstrando a importância de uma abordagem colaborativa para lidar com a imigração ilegal e o tráfico humano na Europa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)