Reino Unido tem fim de semana violento após morte de crianças
Mais de 170 pessoas foram presas em protestos que terminaram em confrontos em várias cidades britânicas
O Reino Unido enfrenta uma onda de protestos violentos após os ataques a facadas que mataram três meninas em Southport, no norte, e deixou outras dez pessoas feridas no início desta semana. Apenas no sábado, 3 de agosto, mais de 170 pessoas foram presas em protestos que terminaram em confrontos em várias cidades britânicas.
Os distúrbios ocorreram em cidades como Hull, Liverpool, Bristol, Manchester, Stoke-on-Trent, Blackpool e Belfast, com relatos de saques a lojas e ataques a policiais.
Manifestantes insatisfeitos com a falta de controle sobre a imigração tomaram as ruas de Londres. Em Southport, uma mesquita foi atacada.
Na cidade de Rotherham, no norte da Inglaterra, um grupo de manifestantes, alguns mascarados, atacou hoje um hotel que serve de alojamento para imigrantes que solicitam asilo no país; agentes que tentavam controlar a desordem também foram atacados.
Alguns manifestantes em Middlesbrough, no nordeste da Inglaterra, quebraram janelas de casas e carros, além de arremessarem objetos .
Em Hull, três policiais ficaram feridos e quatro pessoas foram presas em meio a atos de vandalismo no centro da cidade, segundo a polícia.
Em Liverpool, pelo menos seis pessoas foram presas até a noite de sábado por suspeita de desordem violenta e danos criminais, entre outras violações. Na cidade, que fica perto de Southport, onde ocorreu os ataques a facadas, manifestantes danificaram veículos policiais com tijolos.
Outros protestos menores em diferentes locais não resultaram em violência.
Em meio aos protestos ao longo da semana passada, um juiz do Reino Unido decidiu divulgar o nome do autor do ataque como forma de conter a onda de desinformação após as mortes das crianças.
Axel Rudakubana, de 17 anos, é acusado de assassinar Bebe King, Elsie Dot Stancombe e Alice Dasilva Aguiar.
O ataque ocorreu na manhã de segunda-feira, 29, durante uma aula de dança temática da Taylor Swift. Rudakubana entrou na sala de aula com uma faca de cozinha curva e começou a esfaquear os presentes.
Três meninas morreram em decorrência dos ferimentos, enquanto outras oito crianças e dois adultos ficaram gravemente feridos. Cinco das crianças feridas permanecem em estado crítico. Os adultos feridos são a instrutora de ioga Leanne Lucas e o empresário John Hayes, que tentaram proteger as crianças durante o ataque.
Axel Rudakubana, que completará 18 anos em 7 de agosto, foi levado ao tribunal em Liverpool, onde foi acusado formalmente dos crimes. Ele enfrenta três acusações de assassinato, dez de tentativa de assassinato e uma de posse de arma branca. Durante a audiência, Rudakubana manteve-se em silêncio e cobriu o rosto com o moletom.
Yvette Cooper, secretária do Interior do Reino Unido, declarou que as pessoas envolvidas na “desordem criminosa e violência” serão responsabilizadas, e que as comunidades devem se sentir seguras.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, prometeu total apoio do governo às forças policiais para combater “extremistas” que tentam “semear o ódio”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)