“Queremos que a cidade que amamos vá muito bem”, diz Trump ao lado de Mamdani
Em primeiro encontro, presidente adota tom conciliador e garante que “não haverá diferença partidária” na relação com o novo prefeito de Nova York
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou positivamente a reunião com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, na Casa Branca nesta sexta, 21.
O encontro, o primeiro entre os dois, ocorreu inicialmente a portas fechadas. Depois, Mamdani e Trump falaram com a imprensa no Salão Oval.
Trump destacou que ambos compartilham o desejo de ver Nova York prosperar.
“Nós acabamos de ter uma reunião muito boa, muito produtiva. Nós temos uma coisa em comum: nós queremos que a cidade que ambos tanto amamos vá muito bem. Quero parabenizar o prefeito, ele fez uma campanha incrível contra adversários muito fortes e inteligentes”, disse.
“Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico… Não vai haver diferença partidária. Nós vamos ajudá-lo a realizar o sonho de todos: ter uma Nova York forte e segura”, continuou o republicano.
Ataques mútuos
Durante a campanha pela prefeitura, Trump chegou a classificar Mamdani como “pior do que um comunista”. O socialista venceu a disputa com 50,4% dos votos.
“Mandamami’, seja lá qual for o nome dele em Nova York. Ele acha maravilhoso ter homens em esportes femininos.”
No discurso de vitória, Mamdani devolveu as críticas e citou diretamente o presidente.
“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou. E se existe alguma maneira de aterrorizar um líder desesperado, é desmantelando as próprias condições que lhe permitiram acumular poder“, afirmou Mamdani.
“Essa não é apenas a forma como paramos Trump, mas como paramos o próximo. Então, Donald Trump, uma vez que sei que você está assistindo, tenho quatro palavras para você: aumente o volume [turn up the volume]“, acrescentou o prefeito eleito.
Na rede Truth Social, Trump respondeu: “E assim começa”.
A vitória de Mamdani
Com mais de 90% das urnas apuradas, Mamdani foi eleito prefeito de Nova York, com 50,4% dos votos.
O democrata superou o ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente, e o republicano Curtis Sliwa.
Mamdani será o primeiro muçulmano a governar Nova York. Ele também é o mais jovem prefeito em mais de um século.
Em discurso a apoiadores no Brooklyn, o prefeito eleito afirmou: “Nova York mostrou ao país traído por Donald Trump como vencê-lo”. Ele acrescentou: “Se há uma maneira de assustar um tirano, é desmontando as condições que lhe deram poder”.
Mamdani construiu sua carreira política com pautas radicais. Defende aumento de impostos sobre grandes empresas e fortunas, congelamento de aluguéis, creches gratuitas e transporte público sem tarifa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)