Putin liga para Lula e fala sobre guerra na Ucrânia
Segundo o Kremlin, o presidente brasileiro manifestou apoio aos esforços para resolver a “crise ucraniana”
Lula (PT) recebeu neste sábado, 9, uma ligação do ditador da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o Kremlin, o brasileiro manifestou apoio aos esforços para resolver a “crise ucraniana”, como Moscou se refere à guerra no país europeu.
De acordo com o governo russo, durante a conversa Putin relatou detalhes de sua reunião com o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Ainda segundo o Kremlin, os dois líderes reafirmaram o compromisso mútuo com o fortalecimento das relações bilaterais e no âmbito do Brics — grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Agenda diplomática
A ligação faz parte de uma série de contatos telefônicos de Putin com os outros membros do Brics, antes de seu encontro com o presidente americano Donald Trump, previsto para a próxima sexta-feira, no Alasca.
Segundo a Casa Branca, a reunião será uma tentativa de buscar um acordo para encerrar a guerra deflagrada por Moscou contra a Ucrânia.
Trump chegou a afirmar, na sexta-feira, 8, que um eventual entendimento de paz poderia incluir “alguma troca de territórios”.
Lula na festa militar de Putin
Em maio, Lula participou da cerimônia militar promovida pelo ditador Vladimir Putin para marcar os 80 anos da derrota do nazismo. A celebração, transformada em demonstração de força pelo líder russo, gerou críticas internacionais e dentro do Brasil.
O petista minimizou o uso político do evento por Putin e reforçou que a posição do Brasil sobre a guerra na Ucrânia é “muito sólida”, em referência à proposta de paz defendida com a China: “Essa guerra só pode acabar se os dois quiserem”.
Leia em Crusoé: Dia da Derrota
Lula esteve ao lado de ditadores como Nicolás Maduro (Venezuela) e Aleksandr Lukashenko (Belarus) no desfile da vitória, que exibiu tanques da Segunda Guerra e drones usados na guerra contra a Ucrânia. A presença do petista foi criticada por líderes estrangeiros e pela oposição no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jorge Irineu Hosang
09.08.2025 13:19Dois porcos que devem ter sido paridos pela mesma puta!!