Putin e Xi Jinping se unem contra interferência dos EUA em assuntos internos de outros países
Putin e Xi Jinping se unem contra interferência dos EUA em assuntos globais. Ambos buscam um mundo mais equitativo e desafiam a influência americana.
Sob uma crescente tensão global, os presidentes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, respectivamente, mantiveram uma conversa telefônica nessa quinta-feira (8). Durante a ligação, ambos manifestaram rejeição conjunta à interferência dos Estados Unidos nos assuntos internos de outros países. O anúncio foi feito pelo assessor presidencial do Kremlin, Yury Ushakov.
Um mundo multipolar e mais equitativo: a meta de Putin e Xi Jinping
De acordo com o relato de Ushakov, Putin e Xi declararam que o objetivo dos seus países consiste na criação de “uma ordem mundial multipolar e mais justa”. Além disso, o porta-voz do Kremlin afirmou que os líderes dos dois gigantes euro-asiáticos continuarão mantendo uma “interação pessoal próxima”, embora não existam planos para visitas recíprocas no momento.
Discussões sobre a Ucrânia, Oriente Médio e comércio bilateral
Outros temas relevantes na pauta da discussão entre Putin e Xi foram a situação na Ucrânia e a resolução de conflitos no Oriente Médio. Os presidentes concordaram em manter os contatos bilaterais em relação a esses assuntos, mas Evitaram fornecer detalhes adicionais.
A expansão do comércio entre Rússia e China também esteve na pauta, tendo ultrapassado a marca de 200 bilhões de dólares no ano passado. Ushakov salientou que ambos os países buscarão desenvolver projetos conjuntos na área de energia, apesar das pressões e sanções impostas pelo Ocidente.
Essas declarações deixam claro uma nova dinâmica na política internacional, na qual a iniciativa de Putin e Xi em buscar um “mundo multipolar e mais equitativo” representa um claro desafio à influência dos Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)