Putin, 6 de janeiro de 2021 e taxa de juros. O que disse Trump?
Donald Trump subiu ao palco do Clube Econômico de Chicago, para descrever seus planos para reduzir os preços para os consumidores dos EUA, mas também foi questionado sobre temas mais polêmicos
O ex-presidente foi questionado se ele tinha falado com Putin “desde que você deixou de ser presidente”, como foi declarado em um livro do veterano jornalista e autor Bob Woodward, relatado na semana passada. A pergunta foi feita pelo editor-chefe da Bloomberg News, John Micklethwait, que entrevistou Trump em uma aparição no Economic Club of Chicago.
“Não vou comentar”, disse Trump. No entanto, ele acrescentou: “Mas se eu fiz, é uma coisa inteligente. Se eu tenho um bom relacionamento com as pessoas, isso é uma coisa boa.”
Transferência de poder
Donald Trump também foi questionado sobre uma transferência pacífica de poder após a eleição de novembro. Ele se esquivou.
O entrevistador no palco do Economic Club de Chicago, John Micklethwait, perguntou: “Se você olhar para os eventos de 6 de janeiro de 2021, isso mostrou a muitas pessoas que a democracia americana era indisciplinada e violenta. Faltando apenas três semanas para a eleição, você se comprometerá agora a respeitar e encorajar uma transferência pacífica de poder?”
Em vez de responder à pergunta sobre este ciclo eleitoral, Trump disse que os EUA tiveram uma transferência pacífica de poder.
Houve uma salva de palmas na plateia. Micklethwait disse: “Vamos lá, presidente Trump, você teve uma transferência de poder pacífica em comparação com a Venezuela, mas foi de longe a pior transferência de poder em muito tempo”, então acrescentou: “Você respeitaria a decisão?”
Trump, então divagou com algumas críticas a Micklethwait.
Taxa de juros
Donald Trump subiu ao palco do Clube Econômico de Chicago, para descrever seus planos para reduzir os preços para os consumidores dos EUA. Mas suas propostas de tarifas pesadas e ideias para interferir no Federal Reserve provavelmente não desfarão o impacto da inflação e podem, em vez disso, elevar os preços.
Donald Trump afirmou que, se ele se tornasse presidente novamente, teria o direito de instruir o Federal Reserve sobre as taxas de juros – enquanto dizia que ele não daria ordens ao banco central dos EUA sobre o que fazer:
“Eu acho que tenho o direito de dizer, ‘Eu acho que você deveria subir ou descer um pouco’. Eu não acho que eu deveria ter permissão para ordenar isso, mas acho que tenho o direito de fazer comentários sobre se as taxas de juros devem subir ou descer”, ele disse também no Chicago Economic Club
O presidente dos EUA tradicionalmente não opina sobre as taxas de juros, permitindo que o Fed tome suas próprias decisões. Isso não significa que o banco não seja suscetível à pressão política no sentido mais amplo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)