Primeiras mortes por Febre Oropouche no Brasil alarmam OMS
O Ministério da Saúde confirmou as duas primeiras mortes no mundo causadas por febre oropouche, ambas na Bahia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi comunicada pelo governo brasileiro sobre as primeiras mortes no país por febre oropouche durante uma reunião da Sala de Situação de Arbovirose do Ministério da Saúde. Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que é braço da OMS para as Américas, participaram do encontro na quarta-feira, 24 de janeiro de 2024.
O Departamento de Emergência em Saúde Pública, que atua junto à regulação sanitária internacional, também foi notificado sobre a situação da doença no Brasil, conforme informou o governo brasileiro. A OPAS já emitiu um alerta epidemiológico sobre um aumento nos casos notificados do vírus Oropouche no Brasil e em mais quatro países: Bolívia, Peru, Cuba e Colômbia.
Primeiras Mortes por Febre Oropouche
Segundo a OPAS, mortes pela doença são extremamente raras. O Ministério da Saúde do Brasil confirmou que os dois registros de óbitos na Bahia nesta semana são os primeiros identificados no mundo. Além disso, o Brasil é o único país a relatar possíveis casos de transmissão de Oropouche de mãe para feto durante a gravidez, conhecida como transmissão vertical.
Como Está a Situação da Febre Oropouche no Brasil?
A única observação semelhante de transmissão vertical anterior foi durante um surto de Oropouche em Manaus entre 1980 e 1981, onde o vírus foi detectado em nove mulheres grávidas e houve dois abortos. Atualmente, em 2024, seis casos estão sendo investigados nos estados de Pernambuco, Acre e Bahia.
O Que Sabemos Sobre a Febre Oropouche?
A febre Oropouche é uma doença viral transmitida principalmente por mosquitos do gênero Culicoides. Seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de erupções cutâneas. Embora a maioria dos casos seja autolimitada, complicações mais sérias podem ocorrer, especialmente em grupos vulneráveis.
Casos Investigados em 2024
- Duas ocorrências de morte fetal.
- Um caso de aborto espontâneo.
- Três identificações de anomalias congênitas, como microcefalia.
Os casos estão sendo monitorados de perto pelas autoridades de saúde para determinar a extensão da transmissão e implementar medidas de controle.
Como Prevenir a Febre Oropouche?
A prevenção da febre Oropouche é similar a outras doenças transmitidas por mosquitos. Aqui estão algumas medidas recomendadas:
- Usar repelentes de insetos.
- Instalar telas em portas e janelas.
- Evitar a exposição em áreas de alta infestação de mosquitos, especialmente durante o amanhecer e anoitecer.
- Usar roupas de manga longa e calças compridas.
- Manter a casa limpa e sem água parada, que é o ambiente propício para a reprodução dos mosquitos.
As autoridades de saúde continuam a investigar e monitorar a situação, buscando entender melhor a transmissão e adoção de medidas para evitar a propagação da febre Oropouche.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)