Presidente do México não irá a Cúpula das Américas
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador não irá comparecer à Cúpula das Américas, evento entre líderes do continente organizado pelos Estados Unidos nesta semana. A desistência é a principal do evento organizado por Joe Biden, que Bolsonaro deve participar a partir da próxima-quarta-feira (8)...
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, não irá comparecer à Cúpula das Américas, evento entre chefes de estado organizado pelos Estados Unidos nesta semana. A desistência é a principal do evento organizado por Joe Biden e que Bolsonaro deve participar a partir da próxima-quarta-feira (8).
“Sobre a Cúpula eu posso informar ao povo do México que não vou assistir“, disse AMLO, como é conhecido, em uma coletiva de imprensa. “E não vou à Cúpula porque não se convida a todos os países da América.“
AMLO é um político de esquerda dentro da política mexicana, e defende um maior diálogo com os governos de Cuba e da Venezuela, ambos ignorados pela diplomacia norte americana.
“Eu creio na necessidade de mudar a política que tem sido imposta há séculos. A exclusão, o querer dominar sem razão alguma, o não respeitar a soberania dos países, a independência de cada país”, protestou. Ele indicou no entanto que se encontrará com Joe Biden no próximo mês.
Bolsonaro também alegou que não iria à cúpula, oficialmente para tratar de “questões domésticas”. Publicamente contrário ao governo de Joe Biden, o presidente brasileiro só aceitou o convite à cúpula com a promessa de que encontrará seu par norte-americano em uma agenda bilateral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)