“Preferimos o respeito aos valentões”, diz Macron sobre Groenlândia
Em Davos, presidente francês afirmou que Europa valoriza o Estado de Direito e rejeita imperialismos
O presidente da França, Emmanuel Macron, discursou nesta terça-feira, 20, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, onde criticou as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre assumir o controle da Groenlândia.
De óculos escuros devido a uma “condição ocular”, Macron afirmou: “Não é momento para imperialismos e colonialismos”.
“Preferimos o respeito aos valentões. Preferimos a ciência às teorias da conspiração e preferimos o Estado de Direito à brutalidade”, disse.
O líder francês destacou ainda que a Europa pode ser lenta, mas é previsível e segue regras de lei, o que considera uma vantagem nos dias atuais.
Macron também prometeu à Dinamarca que a Europa dará apoio contínuo diante de questões estratégicas e diplomáticas envolvendo a Groenlândia.
Mais cedo, Trump divulgou em sua rede Truth Social uma mensagem privada que havia recebido de Macron na qual o presidente francês propunha uma conversa sobre o tema.
Trump promete não recuar sobre a Groenlândia
Ao relatar uma “ótima conversa telefônica” com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça, 20, que não irá recuar da intenção de assumir o controle da Groenlândia.
“Tive uma ótima conversa telefônica com Mark Rutte, Secretário-Geral da OTAN, sobre a Groenlândia. Concordei com uma reunião das diversas partes em Davos, na Suíça. Como deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás — nisso, todos concordam! Os Estados Unidos da América são, de longe, o país mais poderoso do planeta. Grande parte disso se deve à reconstrução de nossas Forças Armadas durante meu primeiro mandato, reconstrução essa que continua em ritmo ainda mais acelerado. Somos a única POTÊNCIA capaz de garantir a PAZ no mundo todo — e isso se faz, simplesmente, através da FORÇA! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, escreveu o republicano na rede Truth Social.
Ele também atacou o Reino Unido por seu plano “chocante” de entregar a soberania da ilha de Diego Garcia, no oceano Índico, para Maurício.
“Chocante, nosso ‘brilhante’ aliado da OTAN, o Reino Unido, está planejando ceder a Ilha de Diego Garcia, onde se encontra uma base militar vital dos EUA, para Maurício, e fazer isso SEM QUALQUER MOTIVO. Não há dúvida de que a China e a Rússia perceberam esse ato de total fraqueza. Essas são potências internacionais que só reconhecem a FORÇA, e é por isso que os Estados Unidos da América, sob minha liderança, são agora, após apenas um ano, respeitados como nunca antes. O Reino Unido ceder terras extremamente importantes é um ato de GRANDE ESTUPIDEZ e é mais um na longa lista de razões de segurança nacional pelas quais a Groenlândia precisa ser adquirida. A Dinamarca e seus aliados europeus precisam FAZER A COISA CERTA. Agradeço a atenção dispensada a este assunto. PRESIDENTE DONALD J. TRUMP.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
20.01.2026 16:20Talvez tenha esquecido o passado Europeu.