Por que a Rússia abateu seu próprio drone Okhotnik-B?
Este drone de combate pesado, que ainda não entrou oficialmente em serviço na Força Aérea Russa, foi abatido por um caça acima das linhas ucranianas
O caça russo voa logo atrás de seu alvo, seguindo estritamente a mesma trajetória dele. Ele dispara um míssil guiado por infravermelho e se afasta imediatamente para evitar possíveis destroços.
Atraída pelo calor do reator, a munição alcança a aeronave alvo em questão de segundos. Explode em vários pedaços, enquanto a munição continua a sua viagem no céu ucraniano.
Nesta guerra saturada de defesas aéreas de cada lado, a aviação é utilizada principalmente para bombardeamento remoto de alvos terrestres. E, no entanto, esta cena surpreendente, imortalizada em vídeo e que se tornou viral nas redes sociais no sábado, 5 de outubro, mostra um caça russo acompanhando e depois abatendo um pesado e furtivo drone de combate S-70 Okhotnik-B, que é ele próprio… russo.
No entanto, não foi um “fogo amigo” acidental, como já aconteceu desde o início da guerra na Ucrânia (tanto do lado ucraniano como do lado russo): o caça russo decidiu de fato abater o drone russo perto da cidade de Konstantinovka, numa área de Donbass controlada pelas forças ucranianas.
Na verdade, as imagens deixam poucas dúvidas sobre a natureza intencional do disparo. “A interceptação ocorreu a aproximadamente 25.000 pés, especifica um ex-oficial de alta patente da Força Aérea e Espacial, detalhando os rastros dos dois dispositivos. Imagens dos destroços ajudam a confirmar a identificação da aeronave caída, mas a identificação do caça que disparou não é conhecida com certeza.
Tudo indica que os russos perderam contacto com o drone Okhotnik-B e queriam evitar que este caísse nas mãos do adversário. E por uma boa razão: não é um drone qualquer, mas uma impressionante “asa voadora” não tripulada e furtiva (ou pelo menos apresentada como tal) que fez seu primeiro voo em 2019 e deveria entrar em serviço este ano dentro do VKS (Força Aérea Russa).
Particularmente massivas, estas aeronaves pesando 20 toneladas e com envergadura de 19 metros são projetadas para missões de ataque ao solo, bombardeio profundo, mas também interceptação aérea de longo alcance, de acordo com várias declarações russas feitas nos últimos anos, enquanto o drone de combate era testado.
Hackeamento ucraniano?
Muito provavelmente devido à perda de controle entre o caça e o drone, o primeiro não teve escolha senão sacrificar o segundo. Rumores sobre a possibilidade de um “hackeamento” por parte dos ucranianos do sistema de ligação de dados entre as duas aeronaves russas começaram a intrigar os observadores do conflito nas redes sociais, mas nesta fase nada permite considerar esta suposição. Os ucranianos, em qualquer caso, não reagiram para receber o crédito por este incidente ainda misterioso.
Leia também: Ucrânia bombardeia terminal petrolífero na Crimeia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)