Por que a população chinesa está tão furiosa com Xi Jinping
Chineses em mais de vinte cidades estão nas ruas e universidades pedindo a renúncia do ditador Xi Jinping e o fim do governo do Partido Comunista (foto), informa a Crusoé...
Chineses em mais de vinte cidades estão nas ruas e universidades pedindo a renúncia do ditador Xi Jinping e o fim do governo do Partido Comunista (foto), informa a Crusoé.
“É a maior manifestação política desde o Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989. A insatisfação com as medidas extremamente rígidas contra a Covid já vinha se acumulando há meses, mas um fato acabou transbordando a revolta da população.”
“Na noite de quinta, 24, um incêndio teve início em um apartamento no 15º andar de um prédio na cidade de Urumqi, província de Xinjiang, onde a maioria da população é da etnia uigur. As chamas subiram até o 17º andar, com a fumaça atingindo o 21º. Mas muitos moradores, como a família de Quemernisa Abdurahman (na foto abaixo), não conseguiram fugir.”
“O governo afirma que dez pessoas morreram, mas estatísticas não oficiais falam em 38 ou 44 óbitos. Segundo mensagens publicadas na rede social Weibo, da China, as portas de incêndio do prédio estavam fechadas por fora, como medida contra a Covid. A ideia é impedir que pessoas que testaram positivo possam sair pelo bairro.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)