Polônia pede que EUA enviem caças à Ucrânia; Pentágono recusa
O Pentágono anunciou nesta terça-feira, 8, que a oferta da Polônia de entregar seus caças MiG-29 aos EUA para que possam ser repassados para a Ucrânia levanta sérias preocupações para a Otan e que o plano não é "sustentável"...
O Pentágono anunciou nesta terça-feira, 8, que a oferta da Polônia de entregar seus caças MiG-29 aos EUA para que possam ser repassados para a Ucrânia levanta sérias preocupações para a Otan e que o plano não é “sustentável”, registra o Estadão.
Em nota, o porta-voz do Pentágono, John Kirby (foto), disse que a perspectiva de jatos partindo de uma base dos EUA/Otan na Alemanha para voar em direção ao espaço aéreo contestado com a Rússia na guerra da Ucrânia é preocupante.
“Continuaremos a consultar a Polônia e nossos outros aliados da Otan sobre essa questão e os difíceis desafios logísticos que ela apresenta, mas não acreditamos que a proposta da Polônia seja sustentável”, declarou o porta-voz da Defesa.
Mais cedo, Varsóvia anunciou que entregaria todos os seus caças MiG-29 aos EUA para que fossem enviados às Forças Armadas da Ucrânia —proposta que, segundo agências internacionais, surpreendeu altos funcionários do governo americano.
O Financial Times publicou que “de acordo com uma autoridade dos EUA, Varsóvia originalmente propôs a ideia de uma troca de avião para Washington, em um esforço para ajudar a Ucrânia e melhorar a força aérea da Polônia, substituindo os MiGs por caças F-16 construídos nos EUA. Mas o plano original era que a Polônia entregasse os MiGs diretamente à Ucrânia”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)