Peru declara emergência em Trujillo e Pataz devido ao aumento dramático da criminalidade
O Peru declara estado de emergência em Trujillo e Pataz devido ao aumento da criminalidade.
O governo do Peru anunciou, nesta segunda-feira(12), estado de emergência nas províncias de Trujillo e Pataz, como resposta às crescentes atividades criminosas e insegurança nesses locais. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otálora.
Suspensão de atividades comerciais e eventos sociais
Essa declaração de emergência implica que, nessas duas províncias, atividades comerciais e eventos sociais serão suspensos entre a meia-noite e as 4h. “Enfrentamos gangues organizadas que perturbam a paz e a tranquilidade”, escreveu Otálora no X, um serviço de mensagens instantâneas semelhante ao antigo Twitter. “As intervenções respeitarão os direitos fundamentais”, garantiu.
Reforço na segurança
Além da suspensão de atividades, o governo peruano planeja reforçar a presença das forças de segurança em ambas as localidades. Isso significa que, em Trujillo, a Polícia Nacional ficará responsável pela manutenção da ordem interna, contando com o apoio das Forças Armadas. Já em Pataz, essa responsabilidade recairá sobre as Forças Armadas, enquanto a Polícia Nacional fornecerá o apoio necessário.
Aumento de criminalidade
Durante o anúncio, Otálora explicou que tal medida se mostrou necessária por conta do aumento na insegurança. Em Trujillo, somente em 2023, foram registrados cerca de 30 mil crimes e 11 mil roubos. Até agora, em 2024, houve uma média de uma morte por dia.
Em relação a Pataz, o presidente do Conselho de Ministros alertou sobretudo para a atuação de gangues criminosas envolvidas em atividades de mineração ilegal, extorsão e exploração laboral e sexual.
Outras regiões em emergência
As províncias de Trujillo e Pataz não são as únicas regiões peruanas a entrar em estado de emergência devido à violência e insegurança. Em setembro passado, a presidente Dina Boluarte já havia anunciado medidas semelhantes para dois distritos de Lima, San Juan de Lurigancho e San Martín de Porres, assim como para Talara, localizada no departamento de Piura.
Dina Boluarte está na presidência do Peru desde 2021, em sequência a uma recente história de instabilidade política e altas taxas de violência no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)