“Pare de papaguear a propaganda russa”
O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak (foto), comentou neste domingo (23) as declarações do embaixador da China na França, Lu Shaye, questionando a soberania das antigas...
O conselheiro presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak (foto), comentou neste domingo (23) as declarações do embaixador da China na França, Lu Shaye, questionando a soberania das antigas repúblicas soviéticas, inclusive da Ucrânia.
Em publicação no Twitter, Podolyak afirmou que se Shaye quiser ser “um ator político importante”, não deve “papaguear a propaganda dos russos”.
“Todos os países da União pós-soviética têm um claro estatuto soberano consagrado no direito internacional. Com exceção da Rússia, que fraudulentamente tomou o assento no Conselho de Segurança da ONU”, escreveu.
Em entrevista à emissora francesa TF1, o embaixador chinês afirmou que “não existe nenhum acordo internacional que materialize seu estatuto de países soberanos”. Shaye também levantou dúvidas sobre a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
A declaração gerou uma onda de reações. O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, descreveu as observações como “inaceitáveis” e disse esperar que as falas “não representem a política oficial da China”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)