Para Putin, territórios de regiões separatistas na Ucrânia são 3 vezes maiores
Na entrevista coletiva que concedeu mais cedo nesta terça-feira (22), Vladimir Putin (foto) deu uma declaração que está sendo vista como ameaça de escalar a guerra na Ucrânia...
Na entrevista coletiva que concedeu mais cedo nesta terça-feira (22), Vladimir Putin (foto) deu uma declaração que está sendo vista como ameaça de escalar a guerra na Ucrânia, registra o jornal francês Le Monde.
Um dia depois de reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, e enviar tropas à área para a “manutenção da paz”, o presidente-autocrata russo afirmou que as fronteiras dentro das quais Moscou reconhece as duas regiões são aquelas “inscritas nas Constituições” das autoproclamadas repúblicas.
Na prática, isso significa um território três vezes maior que aquele que os separatistas ocupam atualmente na Ucrânia —o que implicaria uma ofensiva ainda mais forte da Rússia para “fazer valer” as fronteiras reivindicadas.
O jornal francês observa que nem o Ministério das Relações Exteriores russo nem a Duma, o Parlamento do país, foram tão longe: ambos mencionaram os limites “existentes” de Donetsk e Luhansk.
Putin, porém, afirmou hoje que o traçado exato das fronteiras terá que ser objeto de “negociações” entre Kiev e os separatistas, agora apoiados abertamente pelo Exército da Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)