Papa pede proibição da barriga de aluguel
O papa Francisco pediu nesta segunda-feira, 8, a proibição global da prática de barriga de aluguel...
O papa Francisco pediu nesta segunda-feira, 8, a proibição global da prática de barriga de aluguel.
Segundo o pontífice, a prática representa uma “grave violação da dignidade da mulher e da criança”.
“Considero deplorável a prática da chamada maternidade de substituição, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, com base na exploração de situações de necessidades materiais da mãe”, disse o papa.
“Consequentemente, expresso minha esperança em um esforço da comunidade internacional para proibir essa prática universalmente”, acrescentou o pontífice em um discurso para diplomatas credenciados pelo Vaticano.
O papa também afirmou que a ideologia de gênero, que sugere que a definição de gênero vai além de características sexuais visíveis, é “extremamente perigosa”.
Para o papa, a teoria “anula as diferenças em sua pretensão de tornar todos iguais”.
Casais do mesmo sexo
As críticas do papa à prática da barriga de aluguel, que é frequentemente utilizada por casais homossexuais para ter filhos, segue a decisão da Igreja Católica de permitir que os padres abençoem casais do mesmo sexo.
Aprovada em dezembro de 2023, a diretriz não permite a realização de casamento ou qualquer formalização de união de casais de mesmo sexo ou, nas palavras do documento, “irregulares”.
Ela apenas permite que padres concedam benção, ou seja, escutam e respondam a um pedido de um fiel a Deus, de casais homossexuais.
Segundo o documento, “em última análise, uma benção oferece às pessoas um meio de aumentar sua confiança em Deus”.
Reação às críticas
Após as críticas internas recebidas pela autorização às bençãos, o Dicastério para a Doutrina da Fé afirmou que a diretriz “não fornece uma estrutura para distanciar-se dela doutrinariamente ou considerá-la herética, contrária à tradição da Igreja ou blasfema”, enfatizando que tais bênçãos não devem de forma alguma ser equiparadas a uma bênção da igreja num casamento entre uma mulher e um homem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)