Papa Francisco faz aparição surpresa no Domingo de Ramos
Convalescente desde sua alta hospitalar em 23 de março, o pontífice ainda segue com a agenda restrita
O papa Francisco participou neste domingo, 13, da celebração do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Aos 88 anos e ainda se recuperando de uma pneumonia, o pontífice apareceu visivelmente fragilizado, mas sem o auxílio de oxigênio e com a voz ligeiramente mais forte.
“Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, disse o papa, ao saudar os fiéis.
A participação do pontífice não estava confirmada. A homilia da missa foi escrita por Francisco e lida pelo cardeal Leonardo Sandri, que presidiu a celebração.
Em sua mensagem, o papa agradeceu pelas orações recebidas durante o período de internação. “Neste momento de fraqueza física, elas me ajudam a sentir ainda mais a compaixão e a ternura de Deus”. Ele também pediu que os fiéis rezem por todos os que sofrem com guerras, pobreza e desastres naturais.
Francisco dedicou preces às vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu paz para países em conflito, como Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.
Ao final da missa, o pontífice cruzou a Praça de São Pedro em sua cadeira de rodas, saudando fiéis entre aplausos e preces. Parou para cumprimentar freiras e crianças. Depois, retornou aos aposentos na Casa Santa Marta.
Ao longo da semana passada, o Vaticano informou que sua presença nas cerimônias da Páscoa dependeria das condições climáticas e de sua saúde.
Aparições recentes
A visita de domingo se somou a outras aparições públicas recentes.
No sábado, 12, o papa foi à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, sem aviso prévio. No último domingo, 6, também apareceu de surpresa na Praça de São Pedro. Na quinta-feira, 10, visitou a basílica homônima para acompanhar obras de restauração e prestar homenagem ao túmulo de Pio X.
Na quarta-feira, 9, recebeu o rei Charles III e a rainha Camilla em audiência privada, apesar de a reunião ter sido inicialmente cancelada devido à saúde frágil do papa. Segundo o Palácio de Buckingham, o casal ficou “encantado” por encontrar Francisco em recuperação.
Recuperação
Convalescente desde sua alta hospitalar em 23 de março, Francisco ainda segue com a agenda restrita. Ele passou mais de cinco semanas internado no Hospital Gemelli, em Roma, por causa de uma pneumonia bilateral. Os médicos recomendaram dois meses de repouso.
Enquanto se recupera, o papa tem divulgado mensagens escritas, lidas por cardeais durante as celebrações.
Em sua homilia para o Domingo de Ramos, Francisco escreveu:
“Quando virmos a multidão de homens e mulheres que o ódio lança no caminho do Calvário, recordemos que Deus transforma esse caminho num lugar de redenção. Quantos cireneus carregam a cruz de Cristo! Reconhecemo-los? Vemos o Senhor em seus rostos, dilacerados pela guerra e pela miséria?”
E concluiu: “Durante a Semana Santa, levemos a cruz não ao pescoço, mas no coração — não só a nossa, mas também a dos que sofrem ao nosso lado. Preparemo-nos para a Páscoa tornando-nos cireneus uns para os outros.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)