Pandemia reduz expectativa de vida mundial pela 1ª vez em 50 anos, diz ONU
Pela primeira vez em cinco décadas, a ONU registrou, em relatório divulgado nesta segunda-feira (11), uma queda na expectativa de vida média no mundo. O principal motivo foi a pandemia da Covid...
Pela primeira vez em cinco décadas, a ONU registrou, em relatório divulgado nesta segunda-feira (11), uma queda na expectativa de vida média no mundo. O principal motivo foi a pandemia da Covid.
“A expectativa de vida global ao nascer caiu para 71,0 anos em 2021, abaixo dos 72,8 em 2019, devido principalmente ao impacto da pandemia da doença de coronavírus”, diz o World Population Prospects 2022, primeira edição pós-Covid do relatório.
O índice estava em crescimento constante desde 1972.
A ONU também destacou que regiões mais pobres foram as mais impactadas, incluindo a América Latina.
“O impacto da pandemia na expectativa de vida variou entre regiões e países. No centro
e sul da Ásia e na América Latina e Caribe, a expectativa de vida ao nascer caiu quase três anos entre 2019 e 2021″, diz o estudo.
Dentre os países mais impactados, estão dois latino-americanos, a Bolívia e o México, que tiveram as estimativas de expectativa reduzidas a níveis de mais de quatro anos atrás.
Enquanto isso, países como Austrália e Nova Zelândia ainda tiveram aumento na expectativa de vida
“Por outro lado, a população combinada da Austrália e Nova Zelândia ganharam 1,2 anos devido a menores riscos de mortalidade durante a pandemia para alguns causas de morte”, informou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)