Otan: caças interceptam aviões da Rússia no Báltico e no Mar de Barents
Caças dos Estados Unidos, da Noruega (foto) e do Reino Unido interceptaram aviões da Rússia que voavam próximos ao espaço aéreo de aliados, informou a Otan nesta sexta (4). As duas operações foram realizadas ontem (3) e divulgadas hoje no site do Comando Aéreo da...
Caças dos Estados Unidos, da Noruega (foto) e do Reino Unido interceptaram aviões da Rússia que voavam próximos ao espaço aéreo de aliados, informou a Otan nesta sexta (4).
As duas operações foram realizadas ontem (3) e divulgadas hoje no site do Comando Aéreo da Otan.
Segundo a Otan, o Centro de Operações Aéreas Combinadas de Uedem [cidade da Alemanha] ordenou um destacamento de policiamento aéreo na Base Aérea de Amari, na Estônia, para responder e investigar aeronaves desconhecidas que transitavam pelo espaço aéreo perto dos países bálticos [Estônia, Letônia e Lituânia].
Caças F-15 dos EUA identificaram dois Su-35 e dois MiG-31 russos, que não haviam apresentado planos de voo e não estavam se comunicando com o Controle de Tráfego Aéreo.
“Durante a interceptação, foi confirmado que esses caças estavam escoltando uma aeronave de transporte russa TU-154. Em nenhum momento a aeronave russa entrou no espaço aéreo aliado e todas as interações foram seguras e profissionais”, diz a nota da Otan.
Separadamente, a Força Aérea da Noruega identificou um grupo de aeronaves russas no Mar de Barents, perto do espaço aéreo aliado.
“Os noruegueses interceptaram um avião de reabastecimento russo junto com bombardeiros durante o reabastecimento ar-ar para a missão. Mais tarde, os Typhoons da Força Aérea Real [britânica] interceptaram aeronaves russas Bear do mesmo grupo, que estavam voando em direção às Ilhas Britânicas”, acrescentou a Otan.
O policiamento aéreo da Otan responde a aeronaves militares e civis que não seguem os regulamentos internacionais de voo e se aproximam do espaço aéreo dos aliados.
A Otan tem 30 membros, entre eles a Noruega.
Leia mais:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)