“Os números do massacre de Putin”
Reportagem da Crusoé sobre a guerra na Ucrânia mostra o cenário aterrador provocado pelo autocrata russo Vladimir Putin um ano depois do início...
Reportagem da Crusoé sobre a guerra na Ucrânia mostra o cenário aterrador provocado pelo autocrata russo Vladimir Putin um ano depois do início do conflito.
“Pelo menos 8 mil civis morreram e 13,3 mil foram feridos desde 24 de fevereiro do ano passado, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. E o próprio comissariado reconhece que o número real de mortos e feridos ‘provavelmente é substancialmente maior’. Estimativa de janeiro do chefe das Forças Armadas da Noruega, que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, eleva as mortes para 30 mil. A título de comparação, 12 mil civis ‘morreram por violência’ no primeiro ano da Guerra do Iraque, de acordo com a base de dados independente Iraq Body Count.
A ONU também aponta 14 milhões de pessoas desalojadas na Ucrânia, o equivalente a quase um terço da população no pré-guerra. Desse montante, mais de 8 milhões se refugiaram em outros países da Europa. Isso equivale a duas vezes mais refugiados do que o continente acolheu nos dez anos de conflito nos Balcãs, na década de 90, a penúltima guerra na Europa, e oito vezes mais do que na crise migratória de 2015.”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)