Os acordos firmados entre Lula e Xi em Pequim
Lula e Xi Jinping (foto) assinaram 15 acordos bilaterais nesta sexta-feira (14), durante a visita do chefe de Estado brasileiro a Pequim. Os acordos abrangem as áreas de comércio exterior, tecnologia, cooperação industrial, mídia e agronegócio...
Lula e Xi Jinping (foto) assinaram 15 acordos bilaterais nesta sexta-feira (14), durante a visita do chefe de Estado brasileiro a Pequim. Os acordos abrangem as áreas de comércio exterior, tecnologia, cooperação industrial, mídia e agronegócio.
Um dos acordos fechados prevê a participação dos dois países na construção do CBERS-6, um satélite de observação entre os dois países. O acordo entre os dois países já lançou outros satélites no ar, sendo o último o CBERS-4 em 2014.
Dois acordos devem garantir mudanças para o agronegócio — já que a China é o maior parceiro comercial do Brasil: um deles institui um plano de trabalho para a certificação eletrônica de origem animal; outro faz um protocolo entre o Ministério da Agricultura e as aduanas chinesas para processos de quarentena de carne enviada do Brasil, suavizando crises de embargo às exportações.
Outros três acordos tratam da cooperação com a mídia estatal chinesa e o Brasil: um deles foi firmado entre os serviços de mídia ligados a Pequim e a Secretaria de Relações Institucionais; outro fala em colaboração televisiva entre os países; um terceiro garante a aliança entre a Xinhua e a Empresa Brasil de Comunicação, as principais agências estatais de cada país.
Leia na CRUSOÉ: Prepare-se para ouvir “A Voz da China”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)