ONGs venezuelanas relatam demora na libertação de presos políticos
Comitês exigem mais informações do regime chavista sobre soltura das vítimas da ditadura
Horas após ao anúncio de Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, ONGs venezuelanas relatam a demora para a libertação dos presos políticos.
O Comitê para a Liberdade dos Presos Políticos (CLIPPVE) alertou nesta quinta-feira, 8, que, até as 18h30, nenhuma libertação. havia sido registrada na penitenciária El Rodeo I, no estado de Miranda.
Familiares, amigos e apoiadores permanecem do lado de fora do centro de detenção, aguardando as libertações prometidas.
“Exigimos que este processo seja realizado sem demora, sem incerteza e com total transparência ”, afirmou o comitê.
Já a ONG Programa de Educação e Ação em Direitos Humanos (Provea) pediu que sejam garantidas condições para o retorno seguro de líderes políticos exilados, além da libertação de presos políticos anunciada pelo chavista Jorge Rodríguez.
Entre os citados, a organização destacou a líder da oposição, María Corina Machado, e o presidente eleito, Edmundo González Urrutia.
“Também devem existir condições para que aqueles que estão exilados possam retornar ao país, para que o exercício da política e o exercício dos direitos e liberdades sociais possam ser realizados sem riscos“, disse Marino Alvarado, coordenador de Fiscalização Jurídica da Provea, durante uma declaração em frente a El Helicoide, um dos principais centros de tortura do chavismo.
Versão do regime
O procurador-Geral do regime chavista, Tarek William Saab, afirmou que os presos políticos estão sendo libertados, mas não ofereceu dados concretos sobre quantas pessoas foram soltas ou quem são elas.
“Hoje, com a devida atuação do Ministério Público como garante e detentor da ação penal, no âmbito do sistema judiciário venezuelano, foi realizada a libertação de cidadãos anteriormente detidos pela justiça venezuelana”, disse.
Saab garantiu que as libertações seriam “realizadas em tempo real”, mas até agora nem as famílias nem as equipes jurídicas receberam informações oficiais sobre a libertação de detidos de centros como El Helicoide ou Rodeo I.
Leia também: O recado de María Corina aos familiares dos presos políticos
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Annie
09.01.2026 11:13E ainda tem quem defenda esse regime a ideologia cega.