ONG divulga vídeo de resgate marítimo de María Corina antes do Nobel
Batizada de “Operação Dinamite Dourada”, ação levou a opositora da Venezuela a Curaçao antes de seguir para a Noruega
A ONG Fundação Grey Bull Rescue tornou público nesta sexta-feira, 16, o vídeo do resgate marítimo da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado (foto), realizado antes de sua viagem à Noruega para receber o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro do ano passado.
Batizada de “Operação Dinamite Dourada”, a ação ocorreu em 9 de dezembro e foi conduzida pela fundação para viabilizar a saída clandestina da oposicionista rumo a Oslo.
Desde 2014, Corina estava legalmente impedida de deixar a Venezuela pelo regime de Nicolás Maduro.
Apesar da operação, ela chegou à Noruega apenas no dia 11 de dezembro, horas depois da cerimônia de entrega do Nobel da Paz. A líder oposicionista deixou a Venezuela de barco, seguindo até Curaçao, no Caribe, de onde embarcou em um voo com destino à capital norueguesa.
Para evitar identificação, Corina utilizou disfarces e foi transferida entre duas embarcações diferentes durante o trajeto marítimo.
“Temos entrado e saído da região há mais de um mês, conduzindo operações na Venezuela. Mas este é o grande desafio: tirá-la de onde ela está e levá-la para onde precisa estar. Vamos ver como isso vai se desenrolar”, afirmou Bryan Stern, veterano das forças especiais americanas e fundador da Grey Bull Rescue, ONG especializada no resgate de cidadãos americanos e aliados em situações extremas.
Em outro trecho divulgado pela fundação, a embarcação de resgate se aproxima do barco em que está a venezuelana. Com pouca visibilidade, Stern conversa brevemente com Corina.
“Maria, você tem uma mala, uma bolsa ou o que está levando?”, pergunta o veterano. Em seguida, a líder oposicionista se identifica e agradece à fundação pelo resgate.
Leia mais: María Corina presidente da Venezuela?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)