OMS não recomenda uso de plasma convalescente em tratamento contra Covid
O plasma convalescente - a transfusão do plasma sanguíneo de um paciente recuperado de Covid - não é recomendado para pacientes com a doença, diz orientação da OMS publicada nesta segunda (6) na revista BMJ, da Associação Médica Britânica. "Apesar de sua promessa inicial, as evidências atuais mostram que ele não melhora a sobrevida...
O plasma convalescente – a transfusão do plasma sanguíneo de um paciente recuperado de Covid – não é recomendado para pacientes com a doença, diz orientação da OMS publicada nesta segunda (6) na revista BMJ, da Associação Médica Britânica.
“Apesar de sua promessa inicial, as evidências atuais mostram que ele não melhora a sobrevida nem reduz a necessidade de ventilação mecânica, e é caro e demorado para administrar”, diz o texto.
“Assim, a OMS faz uma forte recomendação contra o uso de plasma convalescente em pacientes com doença não grave, e uma recomendação contra seu uso em pacientes com doença grave e crítica, exceto no contexto de um ensaio clínico randomizado (ECR).
As recomendações são baseadas em evidências de 16 estudos envolvendo 16.236 pacientes com infecções por Covid-19 não graves, graves e críticas”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)