OMS confirma mais de mil casos da varíola dos macacos no mundo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje (8) em coletiva de imprensa que foram confirmados mais de mil casos de varíola dos macacos em pelo menos 29 países fora do continente africano...
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou hoje (8) em coletiva de imprensa que foram confirmados mais de mil casos de varíola dos macacos em pelo menos 29 países fora do continente africano.
De acordo com a entidade, os pacientes estão sendo monitorados e nenhuma morte foi registrada até o momento.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, demonstrou que existe um risco de a doença se estabelecer em países fora da África e que há preocupação com grupos de risco, como crianças e gestantes.
Nos próximos dias, a entidade deve publicar diretrizes para tratamento clínico, prevenção, controle, vacinação e proteção de comunidades.
“Os casos reportados são, em sua maioria, mas não somente, entre homens que fazem sexo com homens. Alguns países estão começando a reportar casos de aparente transmissão comunitária, incluindo casos em mulheres. Esse aparecimento repentino e inesperado da varíola dos macacos em vários países não endêmicos sugere que, provavelmente, está acontecendo uma transmissão não detectada há algum tempo”, alertou o diretor-geral da OMS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)