O que “Palestina Livre” realmente significa
Bret Stephens, colunista americano do The New York Times, explora o que está por trás dos pedidos de uma Palestina independente
Bret Stephens, colunista do The New York Times, abordou em seu mais recente artigo “O que ‘Palestina Livre’ realmente significa”, publicado nesta segunda, 14, uma questão crítica e altamente relevante: a liberdade na Palestina sob a égide de um autogoverno.
“Não é uma questão especulativa”, afirma Stephens ao iniciar sua análise sobre a autodeterminação palestina. Ele relembra que, “desde que Yasir Arafat entrou em Gaza em 1994, os palestinos têm experimentado formas de autogoverno”, mas questiona o quanto de liberdade real foi alcançada sob tais governos. Este ponto se aprofunda ao destacar as repetidas rejeições por parte de líderes palestinos às ofertas de um estado independente e as intervenções e bloqueios israelenses que também complicam a situação.
Stephens cita o tratamento dos palestinos em pontos de controle israelenses como “uma vergonha prolongada”, refletindo sobre as dinâmicas de poder que mantêm a região em constante tensão. O colunista também aborda o controle interno do Hamas, comparando a gestão da organização à da antiga Alemanha Oriental, “completa com sua própria versão da Stasi, que espionava, chantageava e abusava de seus próprios cidadãos”.
A brutalidade do Hamas é ainda mais evidenciada quando Stephens menciona que “em 2019, a Autoridade Palestina proibiu as atividades de um grupo de direitos LGBTQ+ na Cisjordânia, alegando que são ‘prejudiciais aos valores e ideais superiores da sociedade palestina'”. A situação se agrava com relatos de tortura e assassinato de palestinos acusados de homossexualidade, revelando a severa repressão enfrentada por minorias sob o governo do Hamas.
Ao concluir, Stephens questiona a realização de uma Palestina verdadeiramente livre sob o controle do Hamas, argumentando que as visões utópicas de um estado para todos os seus cidadãos contrastam drasticamente com a realidade autoritária e violenta imposta pela organização.
Quem é Bret Stephens
Bret Stephens é um jornalista e colunista americano, conhecido por seus textos sobre política externa, política doméstica e questões culturais no The New York Times. Vencedor do Prêmio Pulitzer por comentário em 2013, Stephens é um escritor influente com uma capacidade notável de dissecar e explicar complexidades internacionais, frequentemente abordando temas de significativa tensão e importância global.
Yahya Sinwar é acusado em casos de abusos sexuais e pedofilia (oantagonista.com.br)
Sinwar e Hamas seguem populares em Gaza (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)