O que é o ácido sulfônico, que vazou hoje em SC após acidente com caminhão
Emergência em Joinville: grave vazamento de Ácido Sulfônico afeta Rio Seco e ameaça abastecimento de água. Descubra os impactos e as medidas tomadas pelas autoridade
Um grave acidente envolvendo um caminhão na manhã da última segunda-feira (29) resultou no vazamento de ácido sulfônico em Joinville, uma cidade a cerca de 180 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. A substância atingiu o Rio Seco, um afluente do Rio Cubatão.
Situação de emergência
Devido à gravidade do vazamento, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência na cidade. Além disso, a captação de água na Estação de Tratamento de Cubatão foi interrompida para evitar que a substância contamine o sistema de água.
Gabinete de Crise
Um gabinete de crise foi criado com o objetivo de mitigar os potenciais danos ambientais e riscos à população. Segundo a prefeitura, “a captação na estação Cubatão permanecerá interrompida até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e seja comprovado que não há risco para o consumo”.
Risco à Saúde Humana
O ácido sulfônico é uma substância altamente perigosa para a saúde humana, com potencial para causar mortes, conforme explica Rogério Aparecido Machado, professor de Engenharia Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo ele, “Quando concentrado, o ácido tem uma toxidez muito aguda. Se entra em contato com a pele, se for ingerido ou se cair nos olhos é muito perigoso. Pode acontecer coisas bem graves“,
Impactos no Abastecimento de Água
Além dos riscos à saúde, a cidade de Joinville e municípios próximos podem enfrentar sérias dificuldades de abastecimento caso o ácido sulfônico entre em contato com a água utilizada para o abastecimento da população.
Utilizações do ácido sulfônico
O ácido sulfônico é uma matéria-prima comum na fabricação de detergentes e também é utilizado na produção de cremes dentais, limpa-vidros, desinfetantes e outros produtos domissanitários.
Em caso de incêndio envolvendo o ácido sulfônico, pode se formar uma “névoa irritante de ácido sulfúrico”, segundo a Ficha de Informação de Produto Químico disponível no site da Cetesb.
As autoridades continuam acompanhando de perto a situação em Joinville e trabalhando para mitigar os riscos e danos causados pelo vazamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)