Nova variante do coronavírus se espalha pela Europa
Uma equipe internacional de cientistas descobriu que a maioria dos novos casos de Covid-19 em vários países na Europa é causada por uma variante do coronavírus, chamada 20A.EU1...
Uma equipe internacional de cientistas descobriu que a maioria dos novos casos de Covid-19 em vários países na Europa é causada por uma variante do coronavírus, chamada 20A.EU1, informa o Financial Times.
Ela se originou em trabalhadores agrícolas da Espanha em junho e se espalhou pelo continente desde o verão. Segundo estudo que será publicado hoje, ela é responsável por 80% das novas infecções no país e também no Reino Unido, 60% na Irlanda e até 40% na Suíça e na França.
A variante tem uma mutação na proteína “spike”, que o vírus usa para entrar nas células humanas. Mas, segundo Emma Hodcroft, geneticista da Universidade de Basel e chefe do estudo, ainda não há “nenhuma evidência de que a propagação [rápida] da variante seja devido a uma mutação que aumenta a transmissão ou impacta o resultado clínico”.
A disseminação é atribuída a pessoas que voltaram de férias na Espanha.
Os pesquisadores concluíram que o “comportamento de risco” dos turistas — como ignorar as diretrizes de distanciamento social — e que “continuam a se envolver em tal comportamento em casa” ajudou a espalhar a nova variante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)