Nova pesquisa amplia vantagem de Trump
Trump agora lidera Biden por 49% a 43% entre os prováveis eleitores em todo o país
Uma nova pesquisa nacional indica que a vantagem do ex-presidente Donald Trump sobre o atual presidente Joe Biden está aumentando após a desastrosa performance de Biden no debate da última semana. Divulgada nesta quarta, 3, pelo New York Times e Siena College, o levantamento destaca uma crescente preocupação com a capacidade de Biden, de 81 anos, de governar.
Biden enfrenta um dos períodos mais difíceis de sua campanha para um segundo mandato na Casa Branca. Após sua performance desastrosa e respostas trôpegas no debate com Trump em Atlanta na quinta-feira passada, houve uma onda de pânico dentro do Partido Democrata, levando a pedidos de alguns doadores e comentaristas políticos para que ele desista da candidatura em 2024. Nos últimos dias, um pequeno, mas crescente, número de deputados democratas também sugeriu que Biden deveria abandonar sua candidatura à reeleição.
De acordo com a pesquisa, Trump agora lidera Biden por 49% a 43% entre os prováveis eleitores em todo o país, uma mudança de três pontos em favor do presumível candidato presidencial do Partido Republicano desde a pesquisa anterior do New York Times/Siena College, realizada apenas uma semana antes. Entre os eleitores registrados, a vantagem de Trump sobe para 49% a 41%.
Uma outra pesquisa nacional, realizada pelo Wall Street Journal, apresentou resultados semelhantes, com Trump à frente de Biden por 48% a 42% entre os eleitores registrados. A liderança de Trump sobre o atual presidente subiu de uma margem de dois pontos em fevereiro.
A pesquisa do Wall Street Journal, conduzida após o debate, também revelou que 80% dos entrevistados acreditam que Biden é muito velho para concorrer a um segundo mandato. Quase três quartos dos entrevistados na pesquisa do New York Times/Siena College compartilham dessa visão, um aumento de cinco pontos desde o debate.
Entre os democratas, as preocupações com a idade de Biden subiram oito pontos, chegando a 59%, enquanto quase oito em cada dez independentes também consideram Biden muito velho para o cargo.
O comitê de campanha de Biden insistiu repetidamente que o presidente não tem intenção de desistir da corrida. Em resposta à pesquisa do New York Times/Siena College, a pesquisadora da campanha de Biden, Molly Murphy, afirmou que a corrida presidencial continua apertada.
Apesar da insistência de Biden em continuar na corrida, as preocupações dentro do partido são evidentes. Aproximadamente um terço dos democratas acredita que Biden deveria desistir da corrida presidencial, e nomes como Kamala Harris, Gavin Newsom, Gretchen Whitmer, J.B. Pritzker e Josh Shapiro são mencionados como possíveis substitutos.
Qualquer mudança teria que ocorrer rapidamente devido aos prazos legais para a inclusão de candidatos nas cédulas eleitorais em vários estados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)