Netanyahu ameaça Irã com resposta severa após exercícios militares
Israel aposta em alianças no Mediterrâneo Oriental
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu nesta segunda-feira, 22, que o país responderá com força a qualquer ataque ou provocação do regime iraniano.
O alerta ocorre em meio ao aumento dos exercícios militares conduzidos pelo Irã, vistos por Tel Aviv como uma ameaça potencial.
“Quero deixar claro para o Irã: qualquer ação contra Israel será recebida com uma resposta muito severa”, disse Netanyahu durante uma cúpula trilateral com os chefes de governo da Grécia e do Chipre, Kyriakos Mitsotakis e Nikos Christodoulides .
“Estamos cientes dos exercícios militares iranianos e estamos tomando todas as providências necessárias. Somos capazes de nos defender e nossa cooperação regional fortalece essa capacidade”.
Netanyahu destacou que Israel, Chipre e Grécia, países que já estiveram sob domínio de grandes impérios, conquistaram a independência e agora estão fortalecendo sua capacidade de reação por meio da cooperação militar.
Segundo ele, os três governos analisam, inclusive, a criação de uma força de resposta rápida no Mediterrâneo Oriental.
Israel também segue monitorando de perto o avanço das capacidades nucleares do Irã e suas alianças regionais.
Guerra de 12 dias
Em junho, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos realizaram um “ataque bem-sucedido” contra as instalações nucleares de Natanz, Fordow e Esfahan, no Irã.
“Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de BOMBAS foi lançada na instalação principal, Fordow. Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ! Agradecemos sua atenção a este assunto”, publicou na sua rede social Truth Social.
Dois dias depois, Trump firmou um acordo de cessar-fogo “completo e total” entre Israel e Irã.
Ele referiu-se ao conflito como “A Guerra de 12 Dias” que, segundo ele, “poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio”, mas os dois países tiveram “a coragem e a inteligência” de encerrá-lo.
“Durante cada CESSAR-FOGO, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, e vai funcionar, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a resistência, a coragem e a inteligência para encerrar o que deveria ser chamado de “A GUERRA DE 12 DIAS.” Esta foi uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca vai durar! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América, e DEUS ABENÇOE O MUNDO! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”, publicou
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)