Na COP26, Obama critica Trump e diz que ‘tempo está se esgotando’ para mudanças climáticas
Barack Obama criticou nesta segunda (8), em discurso à COP26, a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, em 2017. A decisão já foi revertida por Joe Biden. "De volta aos Estados Unidos, claro, parte do progresso foi interrompido quando meu sucessor...
Barack Obama criticou nesta segunda (8), em discurso à COP26, a decisão de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, em 2017. A decisão já foi revertida por Joe Biden.
“De volta aos Estados Unidos, claro, parte do progresso foi interrompida quando meu sucessor [Donald Trump] decidiu unilateralmente sair do Acordo de Paris em seu primeiro ano no cargo. Não fiquei muito feliz com isso. E ainda assim a determinação de nossos governos estaduais e locais, juntamente com os regulamentos e investimentos que minha administração já tinha definido, permitiram ao nosso país continuar andando para a frente”.
O ex-presidente começou o discurso assim: “É maravilhoso voltar ao Reino Unido. Vamos falar a verdade – é maravilhoso viajar a qualquer lugar nestes dias”.
“Sou um cidadão particular agora. Então viagens como esta são um pouco diferentes do que eram. Não sou convidado para a grande foto em grupo, o trânsito voltou a ser um problema, não toca música quando eu entro na sala. No lado positivo, posso fazer um discurso como este sem gravata sem criar um escândalo no meu país – espero”, brincou.
“Embora eu não seja mais obrigado a participar de cúpulas como esta, é difícil mudar velhos hábitos. E quando a questão é a saúde do nosso planeta, e o mundo que nossos filhos e netos vão herdar, então vocês terão dificuldade de me manter fora (…) Quando o assunto é o clima, o tempo está mesmo se esgotando”.
“Progresso significativo foi feito desde [o Acordo de] Paris [em 2015, quando Obama era presidente]. E os acordos feitos aqui em Glasgow, graças a tantos de vocês – incluindo meu amigo John Kerry aqui, que é incansável, e sua equipe – graças ao esforço de vocês aqui em Glasgow, vemos a promessa de mais progresso”.
“O que também é verdade é que coletivamente e individualmente ainda estamos aquém. Não fizemos perto do suficiente para enfrentar esta crise. Vamos ter que fazer mais. E se isso vai acontecer ou não, em grande medida vai depender de vocês”.
Obama também disse às delegações da COP26 que o Acordo de Paris “por algumas medidas, tem sido um sucesso”.
Por exemplo, desde então “mais de um quinto das maiores empresas do mundo definiram objetivos de emissões líquidas zero [de gases que contribuem para as mudanças climáticas]”.
Leia mais:
Governo Bolsonaro não apresenta proposta para iniciativa de Biden de US$ 1 bilhão para florestas
COP26: Brasil e 100 países fecham acordo para reduzir desmatamento até 2030
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)