Mortes por Covid no Peru quase triplicam e chegam a 180 mil após revisão do governo
O governo peruano anunciou nesta segunda-feira (31) a revisão do número de mortes registradas por Covid. Com isso, o total óbitos saltou de 69.342 para 180.764, ou seja, quase triplicou. A partir de agora, o balanço passará a incluir mortes classificadas como "casos prováveis" e que "apresentam vínculo epidemiológico com caso confirmado"...
O governo peruano anunciou nesta segunda-feira (31) a revisão do número de mortes registradas por Covid.
Com isso, o total óbitos saltou de 69.342 para 180.764, ou seja, quase triplicou.
A partir de agora, o balanço passará a incluir mortes classificadas como “casos prováveis” e as “que têm vínculo epidemiológico com caso confirmado”. Ainda entrarão na conta os “casos suspeitos de Covid que apresentem quadro clínico compatível com a doença”.
A alteração ocorreu após um grupo técnico criado em abril por especialistas do país e de órgãos internacionais, como a OMS, entender que o Peru usava um modelo que dificultava o registro de mortes nos momentos mais críticos da pandemia, com demora na divulgação de exames laboratoriais e falta de revisão dos prontuários médicos dos falecidos, por exemplo.
Após a atualização, o Peru agora ocupa o quinto lugar no ranking global de mortes por Covid elaborado pela Universidade Johns Hopkins, atrás somente de Estados Unidos, Brasil, Índia e México.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)