Menina brasileira de 9 anos é resgatada em Rio na fronteira México-EUA
Conheça a incrível história do resgate da menina brasileira abandonada em rio na fronteira México-EUA
O Instituto Nacional da Migração do México (INM) relatou na segunda-feira que realizou o resgate de uma menor brasileira de 9 anos. A criança estava em uma ilha no Rio Bravo, que demarca a fronteira entre o México e os Estados Unidos. O incidente ocorreu no último domingo e já foi feito contato com a mãe da menina, que havia cruzado a fronteira com sucesso sem a filha.
O Resgate da Menina Brasileira
A operação de resgate foi realizada por agentes do Grupo Beta, do INM, que foram alertados pela Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos. Os patrulheiros americanos informaram sobre a situação da pequena brasileira que havia sido deixada na ilha pelo Rio Bravo durante a travessia entre os dois países. Na ocasião, os agentes americanos informaram que não poderiam auxiliar uma vez que estavam do outro lado da fronteira
Diante do alerta, os agentes do Grupo Beta dirigiram-se ao local onde a menina estava e conduziram o resgate com sucesso. A menor, cuja identidade não foi divulgada, foi levada para a outra margem do rio, já no lado americano, onde foi entregue à Patrulha de Fronteira dos EUA, que mais tarde, conseguiu devolvê-la à mãe.
Método “cai cai” de travessia em fronteiras
Tem sido comum entre os estrangeiros que tentam entrar ilegalmente nos EUA, a utilização do método conhecido como “cai cai”. Este processo consiste em adultos atravessarem a fronteira acompanhados de menores e se entregarem às autoridades. A estratégia por trás desse método é a de que ao estarem acompanhados por menores, os adultos conseguem evitar a deportação imediata e podem responder ao processo em liberdade nos EUA, uma vez que as crianças não podem ficar sozinhas durante os trâmites de repatriação.
Outros resgates na fronteira
Além da menina brasileira, as autoridades mexicanas também resgataram outros cinco estrangeiros no domingo, sendo dois mexicanos, um deles menor de idade, e três imigrantes provenientes de Honduras e El Salvador. Após o resgate, foram devolvidos à Polícia Civil no território mexicano.
A situação destacou a complexa e arriscada dinâmica que envolve a tentativa de cruzar as fronteiras entre o México e os Estados Unidos. Continua incerto o destino da mãe e da menina brasileira após o ocorrido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)