Membros da OMS aprovam “avaliação independente” sobre resposta da entidade à pandemia
Em mais um dia de reuniões da assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), os países que integram a entidade aprovaram nesta terça-feira, por consenso, uma resolução que determina uma "avaliação independente" sobre a resposta da organização à pandemia da Covid-19...
Em mais um dia de reuniões da assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), os países que integram a entidade aprovaram nesta terça-feira, por consenso, uma resolução que determina uma “avaliação independente” sobre a resposta da organização à pandemia da Covid-19.
O texto foi referendado, inclusive, por Estados Unidos e China, que vêm trocando acusações nos últimos dias, desde que os americanos disseram que o governo chinês não teve transparência e demorou a alertar o mundo sobre a gravidade do novo coronavírus.
Segundo a resolução aprovada na assembleia, deve ser iniciado “o mais rápido possível” um “processo de avaliação imparcial, independente e completa” da ação coordenada pela OMS, com o objetivo de “melhorar capacidade global de prevenção, preparação e resposta às pandemias”.
Ontem, como noticiamos, a União Europeia já havia defendido a avaliação independente. A tentativa é de chegar a uma fórmula que esfrie os ânimos dos Estados Unidos em relação aos chineses. Essa apuração independente deve ser realizada depois de passado o auge da pandemia.
Como noticiamos mais cedo, Donald Trump voltou a ameaçar a entidade com uma possível suspensão dos repasses dos EUA e até mesmo a saída do país da organização.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)