Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

25.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 29.07.2024 20:33 comentários
Mundo

Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia

Hábito se torna doença quando começa a provocar prejuízos na vida profissional, afetiva e/ou familiar.

avatar
Redação O Antagonista
6 minutos de leitura 29.07.2024 20:33 comentários 0
Medo de ficar sem celular? Você pode sofrer de Nomofobia
Medo de ficar sem celular Você pode sofrer de Nomofobia. Créditos: depositphotos.com / Vadmary

A presença constante de smartphones no cotidiano das pessoas produziu um novo desafio de saúde: a nomofobia, um medo irracional de ficar sem o celular.

O termo, derivado da expressão inglesa “no mobile phone phobia”, descreve a ansiedade intensa que é possível sentir ao perder o acesso a dispositivos móveis.

Para muitos, o celular se tornou uma válvula de escape, facilitando a comunicação, o acesso à informação, distração e até a realização de tarefas do dia a dia.

E esse medo de ficar sem o aparelho pode surgir de diversas formas, incluindo a preocupação com a perda do aparelho, a falta de bateria e a ausência de sinal.

Embora ainda seja uma condição pouco discutida, a nomofobia e seus efeitos na saúde mental podem ser significativos e requerem atenção.

O que é Nomofobia?

Segundo Marcos Gebara, psiquiatra e presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), o hábito se torna doença quando começa a provocar prejuízos na vida profissional, afetiva e familiar.

Quando você começa a dedicar tempo demais àquilo e tirar de outras coisas importantes, você pode dizer que está doente. Se você não consegue ficar longe do celular em momento nenhum, por exemplo”, diz o profissional.

Sintomas da Nomofobia

Identificar o transtorno pode ser desafiador, pois seus sintomas tendem a ser confundidos com comportamentos comuns no uso de celulares.

No entanto, há sinais específicos que podem indicar a presença dessa condição. Alguns deles são:

Ansiedade ou pânico: sentir-se extremamente ansioso ou entrar em pânico ao perceber que o celular não está por perto ou não funciona corretamente;

Verificação constante: checar o celular incessantemente, mesmo quando não há notificações ou necessidade;

Comprometimento de atividades: priorizar o uso do celular em detrimento de outras atividades importantes, como trabalho, estudo ou interações sociais;

Preocupação excessiva: pensar constantemente no celular e nas possíveis consequências de ficar sem ele; e

Sintomas físicos: palpitações, suor excessivo, tremores e dificuldade para respirar ao ficar sem o aparelho.

Essas atitudes podem evidenciar que o paciente desenvolveu uma dependência emocional e psicológica em relação ao celular, afetando negativamente sua qualidade de vida.

A condição, quando classificada como doença, é caracterizada como fobia e está lá nas classificações, no CID 10, por exemplo. No grupo F40, que são os transtornos fóbico-ansiosos, e, embora não tenha escrito lá [a palavra] ‘nomofobia’, existem diversas fobias que também não estão escritas e que uma pessoa pode desenvolver: cobra, barata, etc”, acrescenta Gebara.

Medo de fica sem celular em crianças e adultos

Especialistas reforçam que crianças e adultos estão muito dependentes, mas que crianças tendem a sofrer mais com o transtorno.

A razão está na fase de desenvolvimento em que se encontram, na qual a busca por aceitação social e a influência dos pares são mais intensas.

O uso constante do celular como meio de comunicação e entretenimento torna-se uma forma de pertencimento, mas também um gatilho para a ansiedade.

As crianças, em particular, podem enfrentar impactos negativos no desenvolvimento social e educacional, enquanto adultos podem ter dificuldades no trabalho e nos relacionamentos pessoais”, diz Marcel Fulvio Lamas, coordenador da psiquiatria do Hospital Albert Sabin de São Paulo.

Em comparação, adultos, embora também vulneráveis, tendem a desenvolver mecanismos de controle e gerenciamento do tempo de uso do celular.

No entanto, ambos os grupos necessitam de limites claros. Para crianças, recomenda-se um máximo de duas horas diárias de uso recreativo de dispositivos eletrônicos, enquanto adultos devem buscar equilibrar o tempo de uso com atividades offline, evitando o uso excessivo, especialmente em momentos como refeições e antes de dormir.

Tratamento

O tratamento da nomofobia geralmente envolve abordagens psicoterapêuticas e, em alguns casos, o uso de medicação.

Uma rede de apoio que inclui família, amigos e parceiros pode ser fundamental. Em alguns casos, uma equipe multidisciplinar especializada pode ser necessária para fornecer um tratamento mais abrangente e eficaz”, ressalta Tatiane Paula, psicóloga e especialista em psicopatologia e também dependência química e saúde mental pelo Instituto de Pesquisa de São Paulo.

Psicólogos e psiquiatras estão aptos a diagnosticar e tratar essa condição. Centros de saúde mental, clínicas de psicologia e hospitais com serviços de psiquiatria são locais onde é possível encontrar suporte.

Uma das linhas mais indicadas de psicoterapia para tratar o medo de ficar sem celular é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

A TCC foca em identificar e modificar os pensamentos e comportamentos que contribuem para a dependência do celular, promovendo estratégias práticas para lidar com a ansiedade e melhorar a qualidade de vida”, ressalta a especialista.

Práticas de autocuidado, como meditação, exercícios físicos e hobbies que não envolvam o uso de tecnologia, também podem ajudar a reduzir a dependência do celular e melhorar a saúde mental.

Dicas para reduzir a dependência do Celular

Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, para quem deseja diminuir a dependência do celular, algumas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia:

  • Estabelecer horários específicos para usar o celular e evitar utilizá-lo durante refeições, antes de dormir e ao acordar;
  • Desativar notificações desnecessárias, deixando ativas apenas aquelas que são realmente importantes;
  • Exercícios de mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade relacionada ao uso do celular;
  • Criar momentos offline, dedicando tempo para atividades que não envolvam tecnologia, como leitura, exercícios físicos e encontros presenciais;
  • Usar aplicativos de monitoramento do tempo de uso do celular para ter consciência de quanto tempo é gasto no dispositivo e ajustar os hábitos conforme necessário; e
  • Praticar a desconexão digital, reservando períodos do dia ou da semana para ficar completamente offline, permitindo-se relaxar e se reconectar com o mundo real.
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
2

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
3

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema
4

O país do dane-se

O país do dane-se
5

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
6

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
7

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
8

O BC na corda bamba entre cortar e convencer

O BC na corda bamba entre cortar e convencer
9

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar
10

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
1

O país do dane-se

O país do dane-se
2

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
3

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo

Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro é “inviável” e aposta no desgaste do bolsonarismo
4

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano

Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
5

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru

Keiko alcança vantagem insuperável no segundo turno do Peru
6

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
7

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo
8

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin

Momento exige do Judiciário "disposição sincera à autorreflexão", diz Fachin
9

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia

“Tinha 3 mulheres em casa e eu não podia ficar desarmado”, diz Bolsonaro à polícia
10

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA

Flávio Bolsonaro 'resgata' Neymar em vídeo de IA
1

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase

Brasil vence a Escócia e se classifica para a próxima fase
2

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas

Vídeo de Michelle divide opiniões entre bolsonaristas
3

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022

Erika Hilton foi a candidata estreante com maior volume de recursos em 2022
4

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil

“Cadê o filho do Lula?”, questiona Eduardo em jogo do Brasil
5

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA

Militante de extrema-esquerda recebe pena de 100 anos nos EUA
6

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela

Terremoto de magnitude 7,1 atinge a Venezuela
7

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar

Michelle Bolsonaro acusa Flávio de desrespeito e expõe racha familiar
8

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle

“É dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece”, diz Flávio após vídeo de Michelle
9

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná

Dallagnol cogita lançar esposa ao Senado do Paraná
10

Caso Master: Jaques Wagner anuncia afastamento de cargo após operação da PF

Caso Master: Jaques Wagner anuncia afastamento de cargo após operação da PF

Tags relacionadas

Luiz Inácio Lula da Silva medo
< Notícia Anterior

Maduro atinge o ápice do cinismo

29.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Honda Tornado XR 300L e Yamaha Lander 250: Qual moto escolher?

29.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.