Mais um membro da elite russa “cai da janela”
A importante economista Valentina Bondarenko morreu após cair de uma janela de seu apartamento. Seu óbito se soma a uma série de mortes misteriosas de russos
Outra pessoa caiu de uma janela na Rússia: a economista Valentina Bondarenko morreu na noite de segunda-feira, 22 de julho, em consequência da suposta queda. A morte foi anunciada pela agência de notícias estatal russa Tass.
As causas da queda estão sendo investigadas. “Superficialmente parece suicídio, mas os investigadores também estão examinando a versão de um acidente”, cita a Newsweek do canal russo Telegram “MK: Urgent News”. Ela tinha 82 anos.
Segundo o jornal de negócios “Vedomosti”, o caso ocorreu na segunda-feira, 22 de julho. Não há indicação de violência externa, escreveu o jornal, citando autoridades russas.
A investigadora econômica internacionalmente conhecida sofria de uma doença crônica, mas as razões da sua queda da janela não são claras, continua o jornal.
Quem era Valentina Bondarenko?
De acordo com Tass, Bondarenko trabalhava no Centro de Institutos de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto de Economia da Academia Russa de Ciências. A economista também chefiou o Fundo Internacional Nikolai Kontratyev.
A mídia russa elogiou os anos de trabalho da cientista. Bondarenko tornou-se conhecida principalmente através de previsões de longo prazo sobre o desenvolvimento econômico do país. Durante sua carreira acadêmica publicou mais de 220 publicações científicas.
Rússia: série de mortes misteriosas
A sua morte não é a primeira do gênero. Várias pessoas da elite russa já morreram em circunstâncias misteriosas – muitas delas caindo de janelas.
No ano passado, a vice-chefe do banco russo Loko, Kristina Baikova, morreu após cair do décimo primeiro andar de um prédio de apartamentos em Moscou. Um ano antes, o CEO da petrolífera russa Lukoil, Rawil Maganov, morreu de forma semelhante. Ele caiu da janela de uma clínica.
Os russos também estão morrendo no estrangeiro: na véspera do Natal de 2022, o multimilionário russo e político regional Pavel Antov caiu da janela de um quarto de hotel e morreu. Ele estava de férias na cidade de Rayagada, no leste da Índia.
Em 2021, um diplomata russo foi encontrado morto na calçada em frente à embaixada russa em Berlim.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)