Mais da metade do mundo insatisfeita com o funcionamento da democracia
Levantamento do Pew Research Center em 24 países mostra insatisfação com a democracia pelo mundo
Levantamento do Pew Research Center com em 24 países revelou que 59% dos entrevistados expressaram insatisfação com o funcionamento da democracia. O descontentamento é um fenômeno global.
A pesquisa, que abrange um grande leque de regiões e regimes políticos, destaca uma crise de representatividade evidente. Segundo 74% dos entrevistados, os políticos eleitos não se importam com o que pessoas comuns pensam e 42% não se sentem representados por nenhum partido político existente em seu país.
Em apenas sete países, dos 24 pesquisados, mais da metade da população está satisfeita com o funcionamento da democracia. Dos líderes nacionais inclusos na pesquisa, apenas 10 são vistos de maneira favorável por metade ou mais da população.
Líderes da oposição têm uma avaliação ainda pior – somente seis recebem avaliações favoráveis. Entre os países pesquisados, 87 partidos políticos diferentes foram avaliados e apenas 21 recebem uma classificação positiva.
A pesquisa também revelou que quase metade dos entrevistados duvida da imparcialidade do judiciário e 44% desconfiam da integridade da mídia, sugerindo uma erosão da confiança em pilares essenciais para o funcionamento da democracia.
Até regimes militares encontram apoio em aproximadamente um terço ou mais da população em todos os oito países de renda média. Nos países de renda alta, o apoio é menor, ainda que 17% considerem que um regime militar poderia ser um sistema eficaz na Grécia, Japão e Reino Unido, enquanto 15% dizem o mesmo nos Estados Unidos.
Sobre os partidos políticos:
- Centristas são os que menos sentem representados pelos partidos, em comparação com aquelas que se identificam como de esquerda ou de direita.
- Há uma variação significativa entre os países. Em Israel, 85% das pessoas de direita sentem que há pelo menos um partido que representa bem suas visões, em contraste com apenas 35% na Coreia do Sul.
- Países como a Suécia e Israel mostram altas taxas de representação da esquerda (81% e 76%, respectivamente), enquanto na direita, Polônia e Hungria apresentam números também elevados (78% e 75%).
- Os países onde o centro se sente menos representado são França e Itália (31% e 30%),
- 60% dos conservadores dos EUA se sentem representados, um número relativamente alto em comparação com outros países. No entanto, apenas 40% dos moderados sentem o mesmo.
No Brasil, percepção sobre democracia melhora
Em 2017, apenas 8% dos brasileiros consideravam a democracia representativa um modo muito bom de governar. Em 2023, houve um aumento significativo nesse apoio, com 21% dos brasileiros agora considerando a democracia representativa um modo muito bom de governar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)