Maduro contrata advogado que defendeu Assange
Barry J. Pollack ficou famoso por ter defendido o hacker australiano Julian Assange, editor do WikiLeaks
O ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro contratou o advogado Barry J. Pollack (foto) para defendê-lo em Nova York das acusações de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos, além de conspiração para posse desses armamentos em apoio a atividades criminosas.
Pollack é famoso por ter defendido o hacker australiano Julian Assange, editor do WikiLeaks.
Assange foi libertado em julho de 2024 após passar cinco anos preso no Reino Unido, e apenas depois de firmar um acordo com os promotores americanos, no qual assumiu a culpa pelo crime de roubar e disseminar informações secretas do governo dos Estados Unidos.
Antes da prisão, o hacker passou sete anos asilado na embaixada do Equador em Londres.
Destaques da carreira
Pollack destaca sua atuação no caso no perfil de seu escritório de advocacia:
“O Sr. Pollack obteve diversos sucessos notáveis ao longo de sua carreira. Recentemente, negociou um acordo judicial que resultou na libertação imediata da prisão de seu cliente de longa data, Julian Assange, editor do WikiLeaks, que havia sido acusado de violar a Lei de Espionagem por publicar informações confidenciais vazadas por Chelsea Manning.”
Os “destaques da carreira” do advogado também incluem a “absolvição completa de um ex-executivo da Enron Corp. das acusações de fraude criminal, um dos únicos dois casos que resultaram em absolvições nos inúmeros processos decorrentes do colapso da Enron”.
Além de ter conseguido “o arquivamento de uma ação de execução relacionada da Comissão de Valores Mobiliários (SEC)” o Sr. Pollack, como diz seu perfil, também conseguiu reverter todas as acusações contra Martin Tankleff “após ele ter cumprido dezessete anos de prisão, tendo sido condenado injustamente pelo assassinato de seus pais quando adolescente”, e ainda conseguiu uma indenização de 13,4 milhões de dólares para o cliente.
Pollack se formou em 1986 pela Universidade de Indiana e em 1991 pela Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown. Ele trabalhou como assistente no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia e como Defensor Público Federal Adjunto para o Distrito de Maryland.
Cilia Flores
Já Cilia Flores, mulher de Maduro, contratou o advogado Mark Donnelly.
O advogado ostenta em seu currículo “uma carreira de doze anos no Departamento de Justiça”, no qual atuou como conselheiro sênior do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul do Texas, “o escritório mais produtivo do país”.
Segundo seu perfil, “Mark possui vasta experiência em investigações de crimes de colarinho branco, tendo liderado a divisão de fraudes do Distrito Sul por mais de dois anos”.
Leia mais: Maduro se declara inocente das acusações de narcoterrorismo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Todo ditador tem bastante dinheiro!