Lula apoia decisão porque quer banir liberdade de expressão, diz Ted Cruz
O senador americano se manifestou sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X no Brasil
O senador americano Ted Cruz (foto), do Partido Republicano, afirmou nas redes sociais que o presidente Lula apoia a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de suspender o X no Brasil.
“O Brasil está banindo o X por uma razão: para suprimir a liberdade de expressão e do pensamento. Sem surpresas, Lula apoia essa decisão porque ele busca banir a liberdade de expressão. [Joe] Biden cortejou Lula, celebrou sua eleição e o chamou de amigo pessoal. Isso também não é surpresa. O governo Biden-Harris não mostrou nada além de desprezo pela liberdade de expressão aqui nos Estados Unidos”, escreveu Ted Cruz no X.
A mensagem foi publicada no X na noite de sexta-feira, 30 de agosto, antes do bloqueio da plataforma no país. Moraes tomou a decisão depois de a rede social do bilionário Elon Musk se recusar a apontar um novo representante legal no Brasil.
A decisão vale até que todas as ordens judiciais proferidas pelo magistrado relacionadas ao X sejam cumpridas.
No X, Elon Musk afirmou na madrugada deste sábado que começará a publicar o que chamou de “longa lista de crimes” de Moraes.
“Obviamente, ele não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz”, escreveu o dono da plataforma.
O dono do X afirmou ainda que a plataforma é a maior fonte de notícias no Brasil: “É o que o povo quer. Agora o tirano Voldemort [vilão da série Harry Potter] está esmagando o direito das pessoas à liberdade de expressão”.
Lula passa pano para Xandão
Na sexta-feira, Lula defendeu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista à Rádio Mais da PB, de João Pessoa, Paraíba, o petista afirmou:
“Todo cidadão que investe no Brasil está submetido à legislação e à Constituição brasileiras. Não é porque ele [Elon Musk] tem dinheiro que pode fazer o que quiser.
Deve aceitar as regras do país e respeitar a decisão da Suprema Corte. Este não é um país com complexo de vira-lata.”
No dia anterior, ainda sob a expectativa de derrubada do X, Lula divulgou, em seu perfil na plataforma, o endereço de suas demais redes sociais, dentre elas Instagram, Facebook e TikTok.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)