Kast agradece por “encontro construtivo” com Lula
O presidente eleito do Chile, que é de direita, reuniu-se com o petista, que é de esquerda, no Panamá
O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, que é de direita, agradeceu pelo “encontro construtivo” que teve com o presidente Lula (PT), de esquerda, na terça-feira, 27.
A reunião ocorreu na Cidade do Panamá, no Panamá, onde participam do Fórum Econômico Internacional da América Latina.
“A América do Sul enfrenta enormes desafios em segurança, progresso econômico e redução da pobreza, e a cooperação entre os Estados Chile e Brasil pode liderar a mudança que nossa região precisa. Agradeço o encontro construtivo com o presidente Lula”, escreveu Kast no X.
A jornalistas, Kast prometeu continuar tendo novos encontros com a equipe do petista.
“Foi uma reunião muito boa, bilateral, onde estivemos com ministros e vamos seguir tendo novos encontros. As equipes trocaram contatos para continuar conversando sobre os temas que nos interessam em conjunto”, afirmou o chileno após o encontro.
A vitória de Kast no Chile
Líder do partido Republicano, Kast derrotou a candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista, com 58,16% dos votos.
A candidata de Boric teve 41,84% dos votos válidos.
Kast tomará posse em março.
Bolsonaristas comemoraram vitória de Kast
Quando José Antonio Kast foi eleito, os bolsonaristas celebraram a vitória dele, que tem sido chamado no Brasil de “Bolsonaro chileno”.
“Os chilenos deram um passo importante, em uma vitória esmagadora que mostra que o povo está cansado das promessas vazias da esquerda”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Ganham os chilenos com um presidente de direita, que vai trazer empregos, segurança pública e esperança a um povo que se posicionou contra a mentira, a incompetência e a hipocrisia da esquerda”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência.
“Direita vence no Chile! José Antonio Kast é eleito presidente. E em 2026 Flávio Bolsonaro o será no Brasil também”, comemorou o deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL).
Apesar de ser um político de direita, Kast indica que não será tão avesso a Lula quanto o argentino Javier Milei.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)