Justiça da Rússia revoga licença de site de opositor de Putin
A Justiça da Rússia revogou hoje a licença do site do jornal Novaya Gazeta, um dos poucos meios de comunicação independentes do país. A publicação é chefiada por Dmitri Muratov, um dos vencedores...
A Justiça da Rússia revogou hoje a licença do site do jornal Novaya Gazeta, um dos poucos meios de comunicação independentes do país. A publicação é chefiada por Dmitri Muratov, um dos vencedores do Nobel da Paz em 2021, e se posicionou contra a invasão da Ucrânia, ordenada por Vladimir Putin.
No Telegram, o jornal informou que a Suprema Corte aceitou uma denúncia da agência reguladora de comunicação da Rússia, a Roskomnadzor. O site permite que os usuários tenham acesso gratuito a arquivos e às investigações publicadas pela Novaya Gazeta. O jornal anunciou que vai recorrer contra a decisão.
Na audiência da Suprema Corte, Muratov criticou o “assassinato” de seu jornal e afirmou que a medida privará os leitores russos do “direito à informação”. Recentemente, um tribunal de Moscou revogou a licença para a versão impressa do jornal e depois a licença para uma nova revista lançada na Rússia pelo Novaya Gazeta. As decisões ocorrem em momento de forte repressão aos veículos que são contrários à guerra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)