Jogada de Macron cobra preço alto
Reportagem de Rogério Ortega na Crusoé fala da jogada de Emmanuel Macron (foto) envolvendo a reforma da previdência na França. O presidente conseguiu...
Reportagem de Rogério Ortega na Crusoé fala da jogada de Emmanuel Macron (foto) envolvendo a reforma da previdência na França. O presidente conseguiu aprovar o projeto sem passar pelo Legislativo, numa canetada arriscada.
“Polêmica por si só, a reforma, cujo ponto principal é o aumento da idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos, provocou a clássica reação francesa: gente saindo às ruas de Paris e outras cidades para protestar e queimar coisas. O presidente, porém, colocou mais lenha na fogueira ao dar — pela 11ª vez desde outubro de 2022 — uma espécie de drible constitucional: recorrer ao artigo 49.3 da Constituição da França, que permite ao premiê (hoje uma mulher, Élisabeth Borne) aprovar propostas por decreto, sem passar pela votação da Assembleia Nacional. Esse artigo também permite aos parlamentares apresentar uma moção de desconfiança, que se aprovada derrubaria a reforma e o próprio governo de Borne, mantendo o presidente no cargo.”
Leia aqui a reportagem completa. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)