Itália e Portugal expressam solidariedade ao Rio Grande do Sul
Ministério das Relações Exteriores italiano expressou “proximidade e solidariedade” aos brasileiros e ofereceu número de emergência
Os governos da Itália e de Portugal manifestaram solidariedade ao Brasil em razão das tempestades e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
Em publicação no X, o Ministério das Relações Exteriores italiano expressou “proximidade e solidariedade” ao povo brasileiro e ofereceu um número de emergência para contato de cidadãos italianos que necessitem de assistência.
“Expressamos proximidade e solidariedade ao povo brasileiro pelas trágicas inundações que atingiram o estado do Rio Grande do Sul”, escreveu o ministério italiano na rede social.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu as suas condolências ao presidente Lula pelos mortos e feridos causados pelas enchentes no estado.
Em comunicado, a presidência portuguesa afirmou que Rebelo “expressou, em seu nome e do povo português, a solidariedade de Portugal neste momento difícil, bem como as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas”.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Boletim divulgado no início da noite deste sábado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou 55 mortes decorrentes dos temporais que atingem o estado. Outros sete óbitos já confirmados estão sendo investigados para determinar se têm relação com a tragédia.
Ainda de acordo com os dados, há 74 desaparecidos e 107 pessoas feridas. Ao todo, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 510,5 mil pessoas.
A Defesa Civil contabiliza 82,5 mil pessoas fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas.
Argentina e Uruguai oferecem apoio
O governo de Javier Milei, da Argentina, também manifestou solidariedade ao Brasil e ofereceu ajuda em razão das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
“A República da Argentina expressa sua solidariedade ao governo e ao povo da República Federativa do Brasil e as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas. […] O governo da Argentina põe à disposição das autoridades brasileiras toda a ajuda imediata e os elementos que se mostrem necessários para assistir os prejudicados”, diz nota da chancelaria argentina.
O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai também manifestou solidariedade e anunciou o envio de um helicóptero para ajudar no resgate.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)