Israel recebe três caixões com corpos que seriam de reféns
Restos mortais serão levados a Instituto Médico Legal em Tel Aviv para identificação
As Forças de Defesa de Israel (FDI) receberam neste domingo, 2, três caixões trazidos da Faixa de Gaza com os corpos que seriam de reféns israelenses. A entrega foi intermediada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e ocorre dois dias após o Hamas ter enviado restos mortais que, segundo testes israelenses, não pertenciam a sequestrados ainda em cativeiro.
De acordo com o Exército, os caixões serão inspecionados e cobertos com bandeiras israelenses antes de uma breve cerimônia conduzida por um rabino militar.
Em seguida, os restos mortais serão levados ao Instituto Médico Legal Abu Kabir, em Tel Aviv, para identificação. O processo deve levar até dois dias.
Desde o início do cessar-fogo mediado por Estados Unidos, Egito e Catar, o Hamas entregou os corpos de 17 reféns, enquanto outros 11 permanecem desaparecidos. Caso as novas amostras sejam confirmadas como de sequestrados israelenses, o total de corpos devolvidos subirá para 20.
Israel acusa o Hamas de atrasar intencionalmente a devolução dos corpos, entregando um ou dois a cada poucos dias. O grupo terrorista, por outro lado, afirma que os bombardeios e a destruição generalizada dificultam a localização dos mortos.
O Fórum das Famílias de Reféns pediu neste domingo que “o primeiro-ministro aja de forma decisiva e firme para garantir que os compromissos do Hamas no âmbito do acordo sejam cumpridos imediatamente”.
Em nota, a organização exigiu que “todos os reféns falecidos sejam repatriados por Israel”.
Como parte do acordo em vigor, Israel tem devolvido corpos de palestinos não identificados, na proporção de 15 para cada refém.
Desde o início da trégua, 225 corpos foram entregues ao lado palestino.
“Hamas está mentindo”
As Forças de Defesa de Israel (FDI) acusaram Hamas de encenar os esforços para localizar os corpos de reféns mortos na Faixa de Gaza.
Em vídeo divulgado no X, as FDI mostram terroristas flagrados simulando a recuperação de restos mortais e “enterrando novamente nas proximidades, antes de convocar representantes da Cruz Vermelha para encenar uma falsa descoberta”.
Segundo as autoridades israelenses, o Hamas está se recusando a entregar os corpos restantes conforme o acordo de cessar-fogo.
“O Hamas está mentindo sobre nossos reféns, e aqui está a prova:
Ontem, terroristas do Hamas foram filmados removendo restos humanos de uma estrutura preparada e enterrando-os novamente nas proximidades, antes de convocar representantes da Cruz Vermelha para encenar uma falsa “descoberta” para fotógrafos.
Embora alegue ter dificuldade em localizar os corpos dos reféns falecidos, o Hamas continua a reter e manipular os restos mortais que se recusa a entregar, conforme estipulado no acordo. As alegações do Hamas sobre a falta de equipamentos de engenharia são infundadas; tais ferramentas não são necessárias para transportar restos mortais, nem impedem o retorno de reféns falecidos“, escreveram as FDI no X.
Leia mais: “Hamas está mentindo sobre nossos reféns”, dizem as FDI
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)