Israel nega que restos mortais entregues pelo Hamas sejam de reféns
Confirmação ocorreu após exame preliminar no Instituto Forense Abu Kabir, em Tel Aviv
Autoridades israelenses informaram neste sábado, 1º, que os três restos mortais devolvidos pelo Hamas na sexta-feira, por meio da Cruz Vermelha, não correspondem a nenhum dos 11 reféns ainda aguardando repatriação na Faixa de Gaza.
A confirmação ocorreu após exame preliminar no Instituto Forense Abu Kabir, em Tel Aviv.
O braço militar do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, havia confirmado a entrega dos restos mortais. O grupo terrorista afirmou que ofereceu amostras dos corpos não identificados, mas “o inimigo recusou-se a receber as amostras e solicitou receber os corpos para exame”.
Israel não comentou a transferência, mas acusa o Hamas de conhecer a localização da maioria dos corpos restantes e de atrasar intencionalmente a devolução.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou ter auxiliado na devolução dos restos de três corpos a pedido das partes.
Segundo a organização, os restos foram retirados da Faixa de Gaza e levados ao instituto forense para identificação.
Desde o início do cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos em 10 de outubro, o Hamas devolveu 20 reféns vivos e iniciou a repatriação de corpos.
Entre os 17 corpos já devolvidos, estão 15 israelenses, um tailandês e um nepalês. Dez corpos permanecem em Gaza, incluindo o de um soldado morto na guerra de 2014.
Leia também: Israel identifica corpos de mais dois reféns mortos pelo Hamas
“Hamas está mentindo”
As Forças de Defesa de Israel (FDI) acusaram Hamas de encenar os esforços para localizar os corpos de reféns mortos na Faixa de Gaza.
Em vídeo divulgado no X, as FDI mostram terroristas flagrados simulando a recuperação de restos mortais e “enterrando novamente nas proximidades, antes de convocar representantes da Cruz Vermelha para encenar uma falsa descoberta”.
Segundo as autoridades israelenses, o Hamas está se recusando a entregar os corpos restantes conforme o acordo de cessar-fogo.
“O Hamas está mentindo sobre nossos reféns, e aqui está a prova:
Ontem, terroristas do Hamas foram filmados removendo restos humanos de uma estrutura preparada e enterrando-os novamente nas proximidades, antes de convocar representantes da Cruz Vermelha para encenar uma falsa “descoberta” para fotógrafos.
Embora alegue ter dificuldade em localizar os corpos dos reféns falecidos, o Hamas continua a reter e manipular os restos mortais que se recusa a entregar, conforme estipulado no acordo. As alegações do Hamas sobre a falta de equipamentos de engenharia são infundadas; tais ferramentas não são necessárias para transportar restos mortais, nem impedem o retorno de reféns falecidos“, escreveram as FDI no X.
Leia mais: “Hamas está mentindo sobre nossos reféns”, dizem as FDI
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)