Israel divulga imagens de caças antes de ataques contra Irã
Fotos divulgadas pelas FDI mostram navegadoras dos esquadrões da Força Aérea de Israel que participaram da operação
As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram neste sábado, 26, um vídeo e fotos que mostram seus caças F-15 e F-16 partindo para realizar os ataques contra o Irã na noite de sexta-feira.
Imagens mostram quatro navegadoras dos esquadrões da Força Aérea de Israel que participaram da operação.
Segundo as Forças Armadas, dezenas de aeronaves – incluindo caças, reabastecedores e aviões de espionagem – foram mobilizadas para os ataques, realizados a cerca de 1.6 mil quilômetros de Israel.
As FDI, como noticiamos, afirmaram neste sábado ter dado por encerrado seu ataque ao Irã.
A ação israelense foi uma retaliação ao bombardeio com cerca de 200 mísseis lançados por Teerã em 1 de outubro. Aquele foi o segundo ataque da história promovido pelos iranianos contra Israel.
Israel conclui resposta
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, publicou vídeo no X às 0h15 do Brasil (6h15 no horário israelense) deste sábado, 26, com o seguinte comunicado:
“Posso confirmar agora que concluímos a resposta israelense aos ataques do Irã contra Israel. Realizamos ataques direcionados e precisos em alvos militares no Irã, evitando ameaças imediatas a Israel. As Forças de Defesa de Israel cumpriram sua missão. Se o regime do Irã cometer o erro de iniciar uma nova escalada, seremos obrigados a responder. Nossa mensagem é clara. Quem ameaçar o Estado de Israel e tentar ampliar o conflito na região pagará um alto preço. Mostramos hoje nossa capacidade e determinação de agir decisivamente, e estamos preparados, no ataque e na defesa, para defender o Estado de Israel e seu povo.”
Reação a ataques
As Forças de Defesa de Israel (FDI) começaram a bombardear o Irã na noite de sexta-feira, 25.
Em comunicado, os militares israelenses afirmaram ter realizado “ataques precisos” contra alvos militares iranianos, em resposta a “meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel”.
“O regime do Irã e seus representantes na região têm atacado Israel implacavelmente desde 7 de outubro – em sete frentes –, incluindo ataques diretos a partir de solo iraniano”, dizem os militares.
“Como qualquer outro país soberano do mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder”, acrescenta a nota.
As FDI afirmaram ainda que suas “capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas” e que “farão tudo o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que os ataques foram contra alvos militares específicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)