Irmão de Delcy Rodríguez é reeleito presidente da Assembleia Nacional da Venezuela
Negociador do regime chavista, Jorge Rodríguez promete "unidade nacional" em meio ao "momento difícil"
Jorge Rodríguez (foto), irmão de Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, foi reeleito nesta segunda-feira, 5, presidente da Assembleia Nacional.
Considerado o principal negociador do regime chavista, o parlamentar foi reconduzido ao cargo por seus pares para um novo mandato. A Casa segue sob controle do partido da ditadura.
Em seu novo juramento, Rodríguez prometeu transformar o parlamento em um “espaço para a unidade nacional” e afirmou não temer “o diálogo neste momento difícil”.
“Um espaço para a confrontação de ideias e, principalmente, um espaço para a unidade nacional que nos permitam enfrentar as vicissitudes, os obstáculos, os inimigos e as agressões. Terão, em mim, um presidente da Assembleia Nacional que não temerá o diálogo, mas que, também, exigirá disciplina e respeito pelas nossas opiniões.
Juro, que neste momento difícil da pátria, que neste momento onde a população se pergunta ‘qual vai ser o nosso destino e o que vai ser dos nossos líderes’, possamos dizer que tenhamos confiança. Que, juntos e juntas, sempre venceremos.”
A sessão, realizada no prédio do parlamento, foi inicialmente presidida pelo deputado mais antigo, Fernando Soto Rojas, em conformidade com as normas constitucionais e o regimento interno da Casa.
Após o discurso de posse, os 284 deputados eleitos tomaram posse individualmente, embora o momento mais simbólico tenha ocorrido quando chegou a vez de Cilia Flores, a primeira-dama e deputada, que está presa nos Estados Unidos com Nicolás Maduro.
Delcy Rodríguez
Sua irmã, Delcy Rodríguez, assumiu o poder como presidente interina da Venezuela por 90 dias após a captura do ditador Nicolás Maduro.
Na noite de domingo, 4, Delcy publicou uma mensagem “ao mundo e aos Estados Unidos” em que convidou os Estados Unidos a “trabalhar conjuntamente em uma agenda de cooperação, orientada no desenvolvimento compartilhado, e no marco da legalidade internacional e fortaleça uma convivência comunitária duradoura.“
“Consideramos prioritário avançar até um relacionamento internacional equilibrado e respeitoso entre Estados Unidos e Venezuela, e entre Venezuela e os países da região, baseado na igualdade soberana e na não ingerência. Estes princípios guiam nossa diplomacia com o resto dos países do mundo.“
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)