Irã fecha espaço aéreo para todos os voos internacionais
Decisão foi tomada em meio a protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e ao agravamento das tensões com EUA
Autoridades iranianas comunicaram às companhias aéreas nesta quarta-feira, 14, o fechamento do espaço aéreo do país para todos os voos internacionais, com exceção das aeronaves com origem ou destino à capital, Teerã.
A medida foi adotada em meio aos protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e ao aumento das tensões com os Estados Unidos.
Segundo o site Flightradar24, especializado no monitoramento do tráfego aéreo, há poucos aviões sobrevoando o espaço aéreo iraniano no momento.
Matança está parando”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 14, ter sido informado de que a matança promovida pelo regime iraniano contra manifestantes “está parando”.
“Fomos informados de que os assassinatos no Irã estão parando. Eles terminaram e não há planos para execuções”, disse o republicano na abertura de um evento realizado no Salão Oval da Casa Branca.
Segundo estimativas, o aparato militar do regime iraniano teria sido responsável pela morte de cerca de 20 mil pessoas durante a repressão aos protestos.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o regime mantém total controle da situação no país.
“Após três dias de operações terroristas, agora reina a calma. Temos o controle total”, disse Araghchi ao programa “Special Report” da emissora Fox News.
“Ajuda está a caminho”
Na terça, 13, Trump anunciou o cancelamento das reuniões que teria com autoridades do regime iraniano, em reação ao massacre de manifestantes no país.
Em postagem na Truth Social, o presidente americano convocou os “patriotas iranianos” a continuarem os protestos e a ocuparem as instituições.
“Patriotas iranianos, CONTINUEM PROTESTANDO – OCUPEM SUAS INSTITUIÇÕES!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço alto. Cancelei todas as reuniões com autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes PARE”, escreveu.
Trump afirmou também que a “ajuda está a caminho”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)