Irã disparou três mísseis após cessar-fogo, diz Israel ao detalhar cronologia
Cronologia rebate repúdio de Trump às condutas de Israel e Irã mediante o cessar-fogo
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, repudiar as condutas de Israel e Irã em meio ao cessar-fogo acordado na segunda-feira, 23, o governo israelense afirmou que Teerã disparou três mísseis contra seu território.
O gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu detalhou no X a cronologia da violação do cessar-fogo:
“O cessar-fogo foi definido para as 7h desta manhã. Às 3h, Israel atacou com força o coração de Teerã, atingiu alvos do regime e eliminou centenas de membros das forças de segurança Basij e iranianas.
Pouco antes da data prevista para a entrada em vigor do cessar-fogo, o Irã lançou uma saraivada de mísseis, um dos quais tirou a vida de quatro cidadãos nossos em Bersheva. O cessar-fogo entrou em vigor às 7h.
Às 07h06, o Irã lançou um míssil contra território israelense e dois mísseis adicionais às 10h25. Esses mísseis foram interceptados ou caíram em áreas abertas, sem causar vítimas ou danos.
Em resposta a essas violações, a Força Aérea Israelense destruiu uma instalação de radar perto de Teerã.
Após um telefonema entre o Presidente Trump e o Primeiro-Ministro Netanyahu, Israel se absteve de realizar ataques adicionais. Durante a conversa, o Presidente Trump expressou seu profundo apreço por Israel, que, segundo ele, havia alcançado todos os objetivos da guerra. O presidente também expressou confiança na estabilidade do cessar-fogo.”
O que disse Trump?
Em declaração a jornalistas antes de embarcar para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Haia, Trump afirmou: “Eles violaram [o cessar-fogo], mas Israel violou também. Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente estou infeliz com Israel.“
Segundo Trump, Israel teria realizado novos bombardeios após já ter concordado com a trégua, em desrespeito ao acordo negociado com apoio direto da Casa Branca.
“Eles descarregaram [mísseis] após o início do cessar-fogo”, disse o presidente americano.
“Basicamente, temos dois países que lutam tanto e com tanta força que não sabem o que estão fazendo”, continuou.
Na rede Truth Social, Trump cobrou o cessar-fogo de Israel:
“Israel, não lance essas bombas. Se o fizer, será um grave violação. Leve seus pilotos para casa, agora! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Rosa
24.06.2025 15:18Tão pouco Netanyahu, querendo não ser preso quando acabar as guerras.... F-35
F-35- Hellfire
24.06.2025 11:51O Irã é absolutamente não confiável! Para haver um cessar fogo será preciso fiscalização!